Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra o que fazer se o salário não sobra no fim do mês

A- A+

Se a sua situação se aplica ao famoso trocadilho “sobra mês no fim do meu salário”, é hora de rever seus conceitos financeiros. Não faltam opções de o que fazer se o salário não sobra, mas todas exigem uma certa readequação nos hábitos e costumes. É preciso enxugar o orçamento.

O que fazer se o salário não sobra

A primeira coisa a fazer se o salário não sobra no fim do mês é começar a ter mais controle do seu dinheiro. E nem mesmo a crise pela qual o Brasil passa pode servir de desculpa. Para conseguir cuidar de forma detalhada do fluxo financeiro da casa, nada melhor do que ter uma forma visual de mensurar essa movimentação.

Faça uma planilha financeira para a família, que tal? Anote todos os gastos fixos, em primeiro lugar. Depois vá inserindo todo e qualquer custo que você tiver no dia a dia. Até o café depois do almoço deve entrar nessa tabela. Por fim, anota qual é a renda que a família tem, somando todos os integrantes. Com uma matemática simples, dá para saber quanto dinheiro fica faltando.

Salário não sobra no fim do mês

Qualquer economia é válida para quem tem orçamento desequilibrado. Foto: iStock, Getty Images

Se o salário não sobra, é porque alguma coisa de que você não precisa está consumindo um dinheiro que você, ao que tudo indica, não tem. Portanto, tenha pulso firme. Pode ser preciso tomar medidas drásticas, mas a regra é cortar qualquer despesa que não seja fundamental para o bem-estar e a saúde da família.

Com os gastos que ainda sobrarem e que você considerar importantes, procure reduzir ao máximo. Fazer pesquisas de preço, ver onde os custos são mais baratos para fazer o rancho, comprar em atacados – em que a quantidade é maior, mas o preço mais baixo – e economizar em consumos como de água e luz, pode ajudar.

Para quitar as contas

Fazendo todo esse controle e a redução nas despesas, você provavelmente não terá mais o problema do salário que não sobra. Nesse caso, dê prioridade por não fazer nenhuma nova compra antes de quitar as dívidas que você deixou no tempo em que não conseguia controlar as suas finanças domésticas.

Se o salário não sobra de qualquer forma, mesmo com os cortes, pode ser a hora de você procurar um educador financeiro especializado. Ele vai poder lhe ajudar a encontrar uma forma de readequar o seu padrão de vida a um nível que as suas condições financeiras possam bancar.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Entendeu o que fazer se o salário não sobra no fim do mês? Deixe seu comentário!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado