Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra o que fazer para recuperar crédito

A- A+

Você contraiu uma dívida que não tem condições de pagar, caiu no cadastro de inadimplentes e agora não sabe como recuperar crédito? Com o nome na lista de negativados, é mais difícil conseguir empréstimos, parcelar pagamentos e obter financiamentos.

Embora complicada, a situação é mais comum do que você imagina. De acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), de março para abril deste ano, cerca de 600 mil consumidores foram negativados. Se você está entre eles, não se desespere. Com a mudança de alguns hábitos, é possível sair do vermelho e voltar ao equilíbrio financeiro.

Estar com o nome na lista de negativados é sempre motivo de estresse. Foto: iStock, Getty Images

Renegociar a dívida pode ser a melhor alternativa para o seu caso. Foto: iStock, Getty Images

Tente renegociar a dívida para recuperar crédito

Quando o endividamento é parte da rotina, não existe fórmula exata ou milagre para resolver a situação. A melhor saída é analisar as contas e, com um diagnóstico em mãos, buscar alternativas. Um bom começo é seguir os cinco passos indicados pelo SPC Brasil para quem quer sair do sufoco.

1. Identifique o tamanho da dívida: sem saber o valor exato, é impossível identificar de quanto dinheiro você precisa

2. Estipule um valor mensal para pagar: você pode não ter todo o dinheiro necessário para quitar a dívida, mas é preciso reservar uma parte da sua renda para isso. Antes, faça as contas de qual é o montante de seus gastos mensais e avalie quais deles podem ser cortados os diminuídos durante o período de dificuldade

3. Negocie com os credores: a principal indicação aqui é ser sincero e mostrar qual é a sua real situação financeira. O interesse de ver a conta paga é de ambos, por isso o diálogo é a melhor forma de chegar a uma proposta que se adeque aos dois lados

4. Busque taxas menores de juros: se for necessário um empréstimo, esteja atento aos valores praticados pelos bancos, eles podem variar bastante de acordo com a instituição e a modalidade de crédito

5. Tenha foco e autocontrole: controlar as dívidas pode exigir sacrifícios como, por exemplo, deixar de lado os almoços em restaurantes ou deixar a troca da televisão para depois. Sem conseguir poupar, sair da lista de negativados é tarefa ainda mais complicada.

Recuperar crédito e manter as finanças em dia

Mas ao recuperar crédito não adianta voltar a cometer os mesmos erros de antes, pois a tendência é que o endividamento volte a fazer parte da sua rotina. Para que isso não aconteça, é preciso reorganizar as finanças de forma permanente, criando um planejamento financeiro.

O primeiro passo, então, é manter a renda e as dívidas anotadas mensalmente. Só assim é possível controlar o dinheiro e saber exatamente onde ele é investido. O educador financeiro Pedro Braggio destaca que é importante ter sempre em mãos os três últimos históricos do seu planejamento financeiro. Do contrário, as decisões tomadas podem ser baseadas em impressões que não se confirmam na prática, o que aumenta a chance de erro.

Monitore o seu CPF

Está com medo que as dívidas tenham levado seu nome à lista de negativados? Então conheça o Vivo Alerta CPF, um recurso oferecido pela Vivo em parceria com a Serasa Experian envolve monitoramento e alertas relacionados a movimentações do seu documento. Ele que permite que você receba notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.

Gostou das dicas sobre recuperar crédito? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado