Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra o que é li-fi, uma tecnologia alternativa para acesso à internet

A- A+

Você já utiliza em sua casa, no trabalho e até em ambientes públicos, redes de conexão wi-fi para acesso à internet. Mas sabia que, em breve, essas redes podem ser substituídas por um sistema mais rápido, moderno e que usa lâmpadas? Se você não sabe o que é li-fi e nem como isso pode acontecer, é bom se atualizar na tecnologia.

Homem tentando descobrir o que é li-fi.

Tecnologia é aguardada para superar o wi-fi em velocidade de navegação e segurança. Foto: Shutterstock

O que é li-fi?

De acordo com o portal Pure LiFi, o termo vem do inglês Light Fidelity (algo como fidelidade da luz, numa tradução livre). O sistema refere-se a uma tecnologia de comunicações baseada em luz para proporcionar uma conexão de alta velocidade, semelhante à wi-fi.

Funciona assim: uma lâmpada de LED transmite um sinal de comunicação, fazendo pequenas oscilações na luz em nanossegundos – imperceptíveis ao olho humano. O dispositivo que recebe esse sinal precisará conter um receptor específico para fazer a leitura do sinal.

A Pure LiFi é reconhecida como uma das líderes em tecnologia Li-Fi no mundo inteiro. O Chief Scientist Office (CSO) da instituição, o professor Harald Haas, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, foi o primeiro a demonstrar a tecnologia no mundo. Ela foi criada em 2012, como um spin-out da instituição de ensino escocesa, onde pesquisas sobre o tema vinham sendo desenvolvidas desde 2008.

A equipe da Pure LiFi inclui pessoal altamente capacitado com visibilidade internacional. São engenheiros, especialistas nos setores de comunicação e mobile.

Você vai se interessar por:

Vantagens e desvantagens em relação ao wi-fi

As vantagens da li-fi em relação ao wi-fi são várias. Entre elas, está a capacidade de uso em áreas sensíveis às ondas eletromagnéticas, como cabines de aeronaves, hospitais e usinas nucleares. Isso acontece porque não causam interferência, diferente da wi-fi.

Ambas as redes atuam transmitindo dados através do espectro eletromagnético. No entanto, enquanto a wi-fi utiliza ondas de rádio, a li-fi usa luz visível para essa finalidade. Também há diferença na capacidade: a wi-fi pode se deparar com uma eventual crise ao atingir a capacidade total, mas a li-fi não tem limites.

Isso ocorre porque o espectro da luz visível é 10 mil vezes maior do que o espectro de radiofrequência. As taxas de transferência, portanto, chegariam a mais de 100 Gbps, superior em quase 250 vezes em relação à banda larga de alta velocidade.

Quer mais? Estima-se ainda que a li-fi seja 10 vezes mais barata e menos nociva ao meio ambiente que a wi-fi.

No entanto, embora promissora, ainda está em fase inicial de testes e demanda muita pesquisa. A tecnologia também apresenta desvantagens, como a impossibilidade de ser utilizada em ambientes abertos, além de eventuais desconexões com o celular, por exemplo, ao guardá-lo no bolso.

 

Entendeu o que é li-fi? O que acha da tecnologia? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade