Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra o que determina a anuidade do cartão de crédito

A- A+

Com certeza você já deve ter observado que ao final da fatura do seu cartão de crédito,  há um valor da anuidade, valor cobrado pela administradora do cartão de crédito para que você possa ter acesso a uma rede de estabelecimentos que operam naquela bandeira. Em geral, a anuidade dos cartões de crédito que operam no Brasil é gratuita no primeiro ano.

De acordo com o Banco Central, a emissora de cartões de crédito pode cobrar cinco tipos de tarifas quando um cartão de crédito é contratado: anuidade, segunda via, saques, pagamento de contas e pedido emergencial de aumento de limite. Atualmente, o valor máximo a ser cobrado pela anuidade do cartão de crédito básico nacional é R$ 300 a cada 360 dias.

anuidade

Algumas bandeiras dão anuidade gratuita no primeiro ano. Foto: Shutterstock

A anuidade do cartão internacional varia apenas no tempo de cobrança: a cada 365 dias. Em 2014, por exemplo, o aumento dessa taxa variou entre 4% e 85% de um banco para o outro, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Por isso, vale sempre ficar atento aos valores e nas formas de negociar o valor dessa tarifa.

Serviços adicionais podem mudar o valor da anuidade

Contratar serviços extras no cartão de crédito pode fazer o valor da anuidade aumentar também. Seguros de perda e roubo e de cancelamento de faturas em função de desemprego são os principais serviços oferecidos pelas operadoras. Os dois adicionais podem fazer a anuidade crescer, pois não fazem parte dos serviços básicos.

A anuidade garante que a operadora vai oferecer os serviços essenciais do cartão dentro do pacote básico contratado e a funcionalidade do cartão nos estabelecimentos. Além de garantir uma série de benefícios aos clientes, como descontos em cinemas, por exemplo, que podem chegar a 50%.

Anuidade do cartão de crédito pode sair de graça

Quem organiza bem sua vida financeira consegue, mesmo depois do segundo ano, apagar a anuidade da lista de tarifas. Conheça três formas de torná-la gratuita do cartão de crédito.

  1. Negociar

Você pode fazer uma negociação da anuidade por telefone com o setor específico do seu banco ou operadora do cartão de crédito. Se você tem um gasto mensal considerável e paga sempre em dia suas faturas, pode usar isso a seu favor.

  1. Usar programas de recompensa

Há cartões que permitem que você utilize os pontos que conquistou durante o ano fazendo compras e pagamentos com o cartão de crédito e pagando em dia as faturas. Assim, você pode usar parte desses pontos para quitar a anuidade e nem sentirá no bolso.

  1. Mudar

Se a negociação não adiantou e os programas de recompensa não valem a pena para quitar a anuidade, você pode optar por cartões que nunca cobram anuidade. Esse é um tipo de cartão bastante válido para clientes que usam com assiduidade o cartão de crédito.

Transforme tarifas em bônus

Clientes Vivo podem transformar tarifas bancárias, como a anuidade do cartão de crédito, em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Com o Conta Bônus, os benefícios são disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa. O bônus é válido por 30 dias a partir da data de concessão. A cada concessão de bônus é disparado um SMS de confirmação, com o valor e a validade do bônus para o cliente. Saiba mais:

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para entender como funciona e é cobrada a anuidade do seu cartão de crédito? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito