Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja o passo a passo para abrir uma empresa

A- A+

Uma das primeiras dúvidas que surgem ao empreendedor de primeira viagem é o passo a passo para abrir uma empresa, ou seja, como fazer a parte burocrática de registro e formalização do negócio em órgãos oficiais. Confira as orientações do consultor do Sabrae-SP, Silvio Vucinic, sobre como começar.

Assista:

Passo a passo para abrir uma empresa: por onde começar

Microempreendedor Individual (MEI)

Uma das opções para quem quer abrir uma empresa é o registro como Microempreendedor Individual (MEI). A formalização, nesse caso, é bastante simples. De acordo com Vucinic, tanto o Sebrae quanto escritórios de contabilidade optantes pelo Simples Nacional podem dar orientações mas, nesse caso, o empreendedor pode fazer todo o passo a passo para abrir uma empresa sozinho, de forma simples, sem a necessidade de contratação de contador. Para isso, basta o empreendedor ir no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) e fazer o cadastro.

Em caso de dúvidas, o empreendedor pode buscar informações no Sebrae, diz o consultor. “Temos palestras e cursos de como se tornar um MEI”.

Quando é necessário ter contador para abrir a empresa

Com exceção do caso de Microempreendedor Individual, os demais casos necessitam da contratação de um contador para o processo de abertura da empresa, diz o consultor do Sebrae.

“Sem ser microempreendedor, ele pode abrir sociedade limitada, Eireli [Empresa Individual de Responsabilidade Limitada] ou empresário individual que não seja o MEI, aí ele precisa de um contador”, explica.

Nesses casos o especialista recomenda que o empreendedor contrate contador para fazer o registro do CNPJ na junta comercial, na Receita Federal, na Secretaria da Fazenda, prefeitura, entre outros órgãos necessários.

É importante fazer planejamento

Segundo o consultor, mais importante do que toda a burocracia para fazer a abertura da empresa, o empreendedor deve ficar atento a fazer um bom planejamento, para ele não perder as economias dele e montar um negócio sem pesquisar o mercado.

“É importante ele conhecer o ramo, buscar informações, fazer um plano de negócio e ter um planejamento até para validar se ele tem uma oportunidade de negócio”, explica.

Questões a responder antes de abrir a empresa

Entre as questões a serem respondidas pelo interessado em empreender estão: há pessoas dispostas a comprar o produto ou serviço que quero oferecer? Onde estão essas pessoas? Qual é o público-alvo? Seu poder aquisitivo? Onde está esse público? Qual é a forma de encontrá-lo?

É igualmente importante saber quem são os fornecedores e como será definido o preço de venda do produto ou serviço. Para definir o preço final, é preciso saber o custo do produto e quanto ele vai custar ao final para o empresário, somando impostos sobre as vendas, as comissões dos vendedores e despesas como aluguel, luz, água e contador. “Quanto eu tenho que vender por mês pra cobrir essa despesa? Esse planejamento é que vai mostrar se o negócio que a pessoa pretende montar é viável ou não.”

Primeiro ele vai validar, ainda, se tem pessoas dispostas a comprar, se conhece os concorrentes e se tem diferencial competitivo.

Você vai se interessar por:

Aprendeu o passo a passo para abrir uma empresa? Compartilhe a notícia com quem tem dúvidas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria