Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra o modelo de celular adequado para você

A- A+

Mesmo quem entende de tecnologia passa a ter um novo sonho de consumo em termos de celular a cada semana. Isso porque os fabricantes lançam modelos novos a cada momento, superando até mesmo o que se considerava insuperável. Então, para quem entende pouco (ou nada) dessa área, é uma missão quase impossível escolher um modelo de celular sem uma ajudinha.

Modelo de celular: marca ou funcionalidades?

Em um artigo publicado em abril, o The New York Times divulgou que a Apple ainda vence a Samsung na batalha pelo melhor modelo de celular. Mas quem garante que essa estatística continuará válida da próxima semana?

Partindo desse raciocínio, talvez o melhor seja escolher o modelo de celular mais pelas funcionalidades do que pela marca. O seu grau de intimidade com os gadgets e as suas necessidades (como navegação na internet, câmera fotográfica ou aplicativos específicos) acabam falando mais alto que o modelo X ou Y por ter uma ferramenta mais moderna.

modelo-de-celular

Antes de escolher o modelo de celular, pesquise e compare vários componentes. Foto: iStock, by Getty Images

O que você deve entender antes de escolher o modelo de celular

1 – Sistema operacional

O iOS (sistema operacional da Apple), o Windows Phone (da Microsoft) e o Android (de praticamente todas as outras marcas) são programas que gerenciam os recursos do aparelho, como a memória e a criação de arquivos. Ele também cria uma interface operacional, ou seja, a forma como você identifica visualmente os ícones e como mexe no aparelho.

2 – Câmera

Se você usa muito a câmera, seja para fotografar ou para usar aplicativos de conversação por vídeo, é importante verificar a qualidade das imagens, a resolução e facilidade de manuseio. Algumas marcas, que não estão entre as mais disputadas, têm melhor reputação quando se trata de fotografia.

3 – Processador

Os processadores dos modelos de celular mais potentes costumam ter mais núcleos. É isso que dá agilidade ao aparelho e impede que ele fique travando a todo momento. Antes de escolher o modelo de celular, pesquise e compare este componente.

4 – Memória

É tão importante quanto o processador. Um celular com pouca capacidade de memória não consegue suportar muitos aplicativos. Mesmo que a sua intenção não seja utilizar todos os recursos de imediato, priorize a memória. Se lançarem um novo aplicativo que for interessante para você, certamente vai querer usar.

5 – Duração da bateria

Se você não tem paciência para andar com um carregador a tiracolo, e sempre procurando uma fonte de energia para recarregar seu aparelho, veja qual modelo de celular tem oferece maior duração da bateria. Mas também não espere milagres, pois quanto mais recursos um gadget tem, maior o consumo.

Multiproteção para seu modelo de celular

Escolher um aparelho nos dias de hoje dá tanto trabalho (e custa tão caro) que é importante protegê-lo. Em parceria com a Zurich, a Vivo oferece o Vivo Proteção Celular. Trata-se de um seguro contra roubo ou furto qualificado. Além dos celulares, modem de internet 3G e tablets também podem ser segurados. Os usuários ainda concorrem a sorteios no valor de R$ 10 mil.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Gostou das dicas de modelo de celular? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

vale a pena comprar celular muito barato
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Digno Rafre é celular à prova d'água
Smartphone para crianças da Positivo
Mulher com iPhone bloqueado