Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra meios de pagamentos e qual a melhor hora para usar

A- A+

Foi-se o tempo em que o dinheiro vivo era a única moeda de troca. Hoje em dia, é possível fazer qualquer operação financeira sem sair de casa. Saiba quais são os meios de pagamento eletrônicos e qual a melhor hora de usá-los.

O que são meios de pagamento eletrônicos

Já ouviu falar em meios de pagamento eletrônicos mas não conhece todos eles? Conforme informações do Sebrae, meios de pagamento são instrumentos de liquidação financeira, ou seja, de pagamento de contas, que podem ser realizados por meio do diversos canais como agências bancárias, terminais de autoatendimento e acesso remoto em computadores ou celulares, por exemplo.

meios-de-pagamento

Cartão de crédito é um dos meios mais utilizados nas compras online. Foto: iStock, by Getty Images

 

Escolha seus meios de pagamento eletrônicos

O comércio eletrônico aceita hoje uma infinidade de meios de pagamentos. Confira as opções mais utilizadas e veja em quais delas podem ser usadas por você. Afinal, fazer uma compra ou um pagamento pelo computador ou celular facilita a vida de qualquer um.

Cartões de crédito

Um dos meios de pagamento mais utilizados atualmente, principalmente no e-commerce, o cartão de crédito não precisar mais estar, necessariamente, vinculado a uma conta bancária. Hoje em dia, muitas lojas oferecem cartões com sua marca, porém vinculados a uma marca.

Esse sistema também é chamado de cartão híbrido ou co-branded – emitido com o objetivo de fidelizar o cliente, reduzindo custos na sua rede, mas é aceito em outros lugares como um cartão de crédito normal. Existem também os cartões private label, utilizados apenas na rede. Geralmente é emitido por lojas de departamentos e supermercados.

Transferência eletrônica

Se você já acessa seus dados bancários pela internet, a transferência eletrônica é muito útil. Ou seja, você pode destinar recursos diretamente da sua conta, via internet, para a conta do seu credor.

Isso pode ocorrer por meio de Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada para valores acima de R$ 3 mil. Nesse caso, o valor entra na mesma hora na conta do credor. Outro dos meios de pagamento conhecidos é a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), onde a movimentação do valor é realizada via cartão de crédito, débito ou outras formas.

Em ambos os casos, a transferência pode partir apenas de uma conta corrente. A conta poupança, entretanto, pode receber o valor por meio eletrônico.

Débito Direto

Quando o pagador autoriza previamente ao banco ou ao beneficiário do pagamento um débito em sua conta corrente, em geral para pagamentos recorrentes ou periódicos como aluguéis, seguros, contas de telefone, entre outros.

Cartão pré-pago

Funciona para a compra de produtos ou serviços específicos, com uma carga de crédito pré-definida. Os cartões telefônicos, de refeição, de alimentação, de combustível, de transporte e de pedágio estão nessa categoria.

Conta pré-paga

Você sabia que a Vivo oferece uma conta pré-paga que funciona via celular? O Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Cartão Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de meios de pagamento? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito