Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Evite os imprevistos com o carro e economize dinheiro

A- A+

Manter um automóvel circulando não requer apenas encher o tanque de combustível. Pelo menos não se você espera que ele se mantenha em boas condições. Realizar a manutenção periódica, por exemplo, é fundamental para conservar o veículo e ainda evitar gastos com imprevistos.

Aprenda a evitar os imprevistos

É comum que uma visita à oficina ou a manutenção do veículo seja deixada para mais tarde, quando o orçamento apresentar mais folga. O problema é que esperar também pode significar gastos extras mais tarde, que poderiam ter sido evitados com a revisão.

De acordo com o gerente de marketing da WebMotors, Rafael Constantinou, os gastos mais comuns com envolvem as trocas de óleo do motor, o alinhamento e balanceamento das rodas, a limpeza do ar condicionado e a substituição das palhetas dos limpadores do para-brisa.

No caso de veículos novos e também dos semi-novos, é preciso estar atento aos prazos de revisão determinados pela concessionária. Além de oferecer a manutenção necessária, são eles que determinam que a garantia do fabricante seja mantida.

imprevistos

Com a manutenção em dias, você evita imprevistos e gastos desnecessários com o veículo. Foto: iStock, Getty Images

Reserva financeira para imprevistos

Mas como nem todos os problemas podem ser antecipados pela manutenção, também é importante contar com uma reserva financeira para as despesas que o carro oferece de vez em quando. Conforme explica a consultora financeira Evanilda Rocha, essa é a melhor maneira de evitar que você precise pegar dinheiro emprestado com parentes ou mesmo realizar um empréstimo no banco.

Ou seja, a sua renda não é onerada com juros. Além disso, com essa poupança nem só os gastos com o carro ficam menores. Também é possível ter dinheiro disponível para outras emergências que podem ocorrer.

O segredo é organizar o seu orçamento, analisar os dados e cortar tudo aquilo que parece desnecessário. Para Evanilda, o ideal é guardar e investir 10% do que se ganha todos os meses. Se esse ainda não é um hábito, é possível começar com valores menores e aumentá-los com o passar do tempo.

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer seguro da sua casa e também do carro. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

É o caso do Vivo Multiassistência, que oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas para evitar imprevistos com o carro e gastos extras? Compartilhe!

por que a poupança rende tão pouco
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aprendendo como poupar dinheiro
Dinheiro foi feito pra gastar
Homem tem modelo da lista de carros com desconto para deficientes