Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra em que cenários tomar um empréstimo pode ser vantajoso

A- A+

Você pode ter dificuldades para pagar suas contas, estar endividado e não querer nem ouvir falar em tomar dinheiro emprestado. Afinal, logo vêm à cabeça juros, mais gastos e o medo de perder o controle das finanças que tira o sono de qualquer pessoa. Mas você sabia que, até no pior dos cenários, contratar um empréstimo pode ser vantajoso?

A oferta de dinheiro por parte de instituições financeiras, incentivada pelo governo federal, ajudou muita gente a atingir seus objetivos nos últimos anos. É diante dessa realidade que buscar a melhor opção para você depende de muita informação e um grande planejamento, para que a busca pelo crédito tenha um objetivo específico.

emprestimo

Avalie a sua real necessidade e compare ofertas ao contratar um empréstimo. Foto: iStock, Getty Images

Situações em que vale recorrer a um empréstimo

Em primeiro lugar, repense seus medos. Contratar um empréstimo não é assinar um atestado de óbito das finanças pessoais. Alguns especialistas entendem que, dependendo da situação, essa pode ser uma alternativa real, desde que o cenário seja favorável.

O professor do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nelson Chalfun Homsy, entende que vale a pena fazer um empréstimo quando o juro que se paga é inferior ao que se recebe em uma aplicação na caderneta de poupança. Um exemplo é o empréstimo consignado ou que ofereça garantias que reduzam o risco pelo lado do credor.

Já o professor Alfredo Meneghetti, da Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), acredita que vale pegar empréstimo em três situações: se quem possui negócio próprio precisa do dinheiro para prosperar, desde que a taxas de juros próximas a 1,5%, se o cidadão tiver ideia de estudar ou se for para a compra da casa própria.

Novo empréstimo para quitar um antigo

De acordo com Jair Abreu, professor de Economia da Universidade Estácio de Sá, contrair um empréstimo para pagar outro nem sempre é recomendado. Por vezes, contudo, essa é a alternativa para fazer a parcela voltar a caber no bolso e sair do sufoco. “Devemos avaliar o quanto é importante para a família passar a dever mais e mais”, alerta Abreu.

Com os bancos públicos oferecendo empréstimos a custo mais baixo do que a média do mercado, a população buscou mais os financiamentos. Por isso, reforça Abreu, cabe a cada um refletir sobre contratar ou não um empréstimo, e depois se sujeitar a todos os riscos inerentes a essa decisão.

“Em casos de suma importância, numa necessidade referente à doença grave na família ou coisa pior, cabe qualquer esforço e sacrifício, inclusive de ordem financeira”, afirma. É nesse cenário que buscar um empréstimo pode ser avaliado, principalmente contando com auxílio especializado.

E se você estiver com o nome sujo, vale a pena buscar um empréstimo? O exemplo anterior, dado pelo professor Abreu, referente a um familiar doente, se aplica aqui. A dica é se informar: destine um tempo para buscar e comparar ofertas, analisando as taxas cobradas.

Não aceite a primeira oferta, pois nem sempre ela oferecerá a melhor solução para as suas necessidades e com as melhores condições. Não esqueça, claro, de pesar as desvantagens de cada oferta. O custo do empréstimo para quem está com o nome sujo é superior. Por isso, avalie bem os seus próximos passos antes de fazer um mau negócio e perder mais horas de sono.

Monitore o seu CPF

Como é possível perceber, se está precisando de dinheiro extra, é bom estar com o nome limpo. Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF?

Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre empréstimo? Compartilhe!

quando vale a pena comprar título de capitalização
Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo