Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra em 10 dicas como gastar menos dinheiro à toa

A- A+

Você está sempre sem dinheiro, mesmo ganhando um salário que não está entre os menores? Se respondeu “sim”, esse é um sinal claro de desequilíbrio financeiro. Mas não se preocupe: há como gastar menos dinheiro, mas você precisará reformular seu estilo de vida. Pronto para o desafio?

Pensando em como gastar menos dinheiro

Evitar comprar na primeira oportunidade é um hábito eficaz para gastar menos. Foto: iStock, Getty Images

Como gastar menos dinheiro à toa

Se você chegou até aqui, deu o primeiro passo. Afinal, não há como gastar menos dinheiro de forma desnecessária se você não admite o problema. Para encontrar a solução, siga as dez dicas abaixo:

1. Faça um raio-X da situação

É importante entender por que está gastando muito. Caso seja uma forma de compensação – porque está insatisfeito no trabalho ou no relacionamento, por exemplo – é melhor resolver o foco do problema primeiro.

2. Registre

Se você não sabe dizer exatamente no gasta todo o seu dinheiro, só há uma saída: registrar tudo. Anote até mesmo o cafezinho, os presentes de aniversário e os lanches fora de casa. Também é interessante colocar todo o seu planejamento na mesma planilha.

3. Tenha um objetivo

Quando se sabe onde quer chegar, há uma motivação extra para evitar gastos desnecessários. Do contrário, fica mais difícil poupar quando não se consegue vislumbrar um benefício mais à frente.

4. Evite comprar na primeira oportunidade

A maior parte das compras é feita por impulso. Afinal, a experiência de adquirir um produto mexe muito com a emoção. Além disso, os vendedores costumam oferecer diversas vantagens, aguçando ainda mais o seu instinto consumista. Leve as propostas para analisar em casa e pense um pouco mais antes de comprar. Isso evitará dores de cabeça.

5. Poupe no início do mês

Uma forma facilitada de formar uma reserva financeira é separar uma parte do salário logo que receber. Se você tem medo de gastar a poupança, a dica é destinar o valor a um investimento. Assim, você terá o dinheiro, mas não terá como usar logo.

6. Seja sustentável

Se você pensar de forma sustentável, não há dúvidas de que irá consumir menos e viver com mais qualidade. Isso não significa deixar de comprar itens que você goste. Entretanto, pode levar você a ser mais assertivo nas escolhas.

7. Dispense o que não usa

Você tem a assinatura mais completa da TV a cabo? Assina várias revistas e jornais? Mas será que tem tempo de usufruir de tudo isso? Talvez o melhor seja cortar essas contas todas. O benefício, sem dúvida, será grande.

8. Prepare seu café da manhã

Muitas pessoas têm o hábito de tomar seu café da manhã na padaria, ou de comprar algum petisco no caminho para o trabalho. Realmente é mais prático, mas também é muito mais caro. Levantar alguns minutos antes pode compensar muito.

9. Evite almoçar fora

Aqui vale a mesma dica do café da manhã. Se for impossível preparar algo para comer no almoço, uma alternativa econômica é optar pelas marmitas que são vendidas por diversas empresas. Cada vez mais, pessoas que trabalham fora estão aderindo a esse hábito para manter uma alimentação mais saudável.

10. Aprenda a usar o cartão de crédito

A ferramenta é ótima, mas nem todos sabem usar. Se você é daquelas pessoas que pensa “vou comprar, depois eu vejo como pagar”, esqueça essa filosofia. Mais cedo ou mais tarde, você pagará um alto preço por isso.

Você vai se interessar por:

Fuja das dívidas e do nome sujo

Quem não sabe como gastar menos dinheiro, mais cedo ou mais tarde, acaba se enrolando em dívidas e, quando vê, seu nome é negativado. Para evitar esse aperto, você precisa conhecer o Vivo Alerta CPF.

Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Aprendeu como gastar menos dinheiro? Compartilhe as dicas!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar