Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra as cores que valorizam ou desvalorizam o seu carro

A- A+

A depreciação do valor do veículo é um dos itens que mais costumam preocupar quem pensa em comprar um carro. Mas, além do modelo e ano, saiba que há outros fatores a serem considerados. As cores dos automóveis, por exemplo, também influenciam na sua valorização ou desvalorização.

As cores e a desvalorização

Acha difícil acreditar que a cor do carro possa ter tanta influência sobre o seu preço? Uma pesquisa realizada pela WebMotors comprova. O dados recolhidos se baseiam em modelos com valores de R$ 20 mil a R$ 40 mil, anunciados no portal entre 2012 e 2014.

De acordo com o estudo, hatchs da cor amarela desvalorizaram 10,49% em dois anos, enquanto nos modelos de cor branca a queda ficou em 8,38%. Já entre os carros sedãs, os pratas foram os que apresentaram a maior depreciação, com 10,66%.  Em outro exemplo, as minivans vermelhas perderam 13,38% do seu valor, enquanto que as cinzas 10,92%.

carros coloridos

De acordo com a oferta e a procura, a cor do carro pode influenciar em sua depreciação no mercado. Foto: iStock, Getty Images

O que leva à desvalorização das cores

Assim como funciona com qualquer outro bem de consumo, o valor pago por um carro e a sua depreciação também variam de acordo com a lei da oferta e da procura. A regra é simples: quando a demanda está em alta, é bem provável que você consiga vender o seu carro por um preço mais atrativo. Mas se o automóvel possui uma cor que não costuma agradar ao público em geral, a venda se torna mais difícil e o valor cai.

“As cores mais vendidas atualmente no Brasil são o preto, o cinza ou prata e o branco. Por uma preferência do consumidor, estas tendem a ser as que menos se desvalorizam. Porém, é preciso analisar caso a caso”, destaca o diretor comercial da WebMotors, Thiago Andrade.

Em geral, os carros populares perdem menos o seu valor por causa dessa questão. Afinal, como costumam ser mais procurados no mercado e terem menos acessórios, a sua desvalorização, de modo geral, diminui.  Em função de serem mais procurados, acabam tendo uma desvalorização menor. Com menos comercialização e peças que custam mais caro, os automóveis de luxo seguem a lógica contrária.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, seja para adquirir bens como os carros ou apenas para ir ao supermercado, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre cores de carros? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label