Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como viajar de graça no avião da FAB

A- A+

Talvez seja surpresa para você, mas viajar de graça no avião da FAB (Força Aérea Brasileira) não é uma exclusividade de militares e autoridades políticas. Com uma boa dose de sorte e paciência, você também pode utilizar o serviço, que está disponível para toda a população civil. Entenda, neste artigo, como ganhar uma carona com a Aeronáutica.

É possível viajar de graça no avião da FAB

Boa parcela de sorte é importante para pegar carona nos aviões da FAB. Foto: Divulgação, Agência Brasil

Viajar no avião da FAB não é tarefa simples

Se você acha que é simples viajar com os aviões da FAB, está na hora de revisar essa opinião. As vagas dependem da disponibilidade de voos de transporte e do tipo de missão da FAB para o destino, além de serem preenchidas de acordo com uma hierarquia.

A utilização do Correio Aéreo Nacional (CAN), como o serviço é chamado, está condicionada a 13 critérios seguidos por ordem de prioridade. Quem delimita esses critérios é a Norma de Serviço do Comando da Aeronáutica (NSCA) 4-1.

Basicamente, o que o documento informa é que os militares e as pessoas relacionadas a eles terão preferência para ocupar os aviões da FAB. Você, na condição de civil, será o último na lista hierárquica. Os 13 critérios de prioridade são os seguintes:

  1. Saúde / Internação
  2. Militares da FAB a serviço
  3. Saúde (consulta ou tratamento)
  4. Concedida pelo comandante ou autoridade da área local do CAN
  5. Militares da ativa da FAB em férias, núpcias, luto, licença especial ou licença do serviço com a apresentação de boletins
  6. Militares da FAB e seus dependentes que o acompanhem
  7. Dependentes de militares do FAB da ativa e da reserva
  8. Militares da Marinha, Exército a serviço, mediante solicitação do comandante da Organização Militar
  9. Militares das Forças auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) a serviço, mediante autorização do comandante da Organização Militar
  10.  Afastamento temporário de militares da Marinha e Exército da ativa e da reserva e seus dependentes que os acompanhem
  11. Militares das Forças auxiliares e seus dependentes que os acompanhem
  12. Servidores Civis da FAB e seus dependentes que os acompanhem
  13. Concedida aos civis em geral.

Como viajar de graça no avião da FAB

Agora que você já sabe de quem é a prioridade para ocupar as vagas disponíveis em voos da Aeronáutica, é hora de entender como se candidatar a viajar. Basicamente, o que você precisa fazer é se inscrever no CAN da cidade de partida do voo. São 16 unidades do tipo em todas as regiões do país:

  • Região Sul: Canoas/RS, Santa Maria/RS e Florianópolis/SC
  • Região Sudeste: São Paulo/SP, Pirassununga/SP e Rio de Janeiro/RJ
  • Região Centro-Oeste: Brasília/DF e Campo Grande/MS
  • Região Norte: Belém/PA, Boa Vista/RR, Manaus/AM e Porto Velho/RO
  • Região Nordeste: Fortaleza/CE, Natal/RN, Recife/PE e Salvador/BA.

Para preencher a ficha de inscrição, é necessário apresentar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. Crianças e adolescentes podem ser inscritos pelos pais ou responsáveis legais.

Depois de efetuado o cadastro e informado o destino desejado, basta esperar que alguém da FAB entre em contato com você, por telefone ou e-mail, caso haja disponibilidade de vagas para civis em algum voo previsto no prazo de 10 dias a partir do cadastro.

Os voos não são regulares, então, não há datas, horários e destinos previamente definidos. Alguns trechos possuem viagens mais frequentes do que outros, principalmente entre as capitais, mas é muito difícil, para um civil, prever as datas e a disponibilidade de vagas nas missões. Portanto, resta esperar e torcer para ser chamado.

Você vai se interessar por:

Encontre sua passagem no Vivo Compras

Se viajar de graça no avião da FAB é difícil, a dica é pesquisar preços e programar seu voo com antecedência, buscando os melhores preços e condições de pagamento. E para isso o Vivo Compras pode ser um excelente aliado: o portal ajuda a encontrar as passagens aéreas mais baratas, os pacotes turísticos de melhor custo-benefício e as opções de hospedagem que cabem no seu bolso.

Seu cartão para os gastos na viagem

Sempre que for viajar, um cartão é aliado para pagar por seus gastos . Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou de entender como viajar de graça no avião da FAB? Compartilhe as dicas!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito