Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como verificar se um site é confiável para compras

A- A+

Se você navega bastante na internet, certamente já teve dúvidas sobre algum site na hora de preencher um cadastro com dados pessoais, necessários para compras, inscrições etc.  Quando desejamos comprar um produto pela internet, é necessário verificar se o site é confiável, afinal ninguém quer correr riscos de perder dinheiro. Mas como fazer essa avaliação?

Seu computador também deve ser confiável

O especialista em segurança e diretor da Squadra Gestão de Riscos, Leandro Longhi, orienta que antes de efetuar a compra confiável via internet, é preciso que o computador esteja seguro, com um bom antivírus e firewall – um software que verifica informações provenientes da internet ou de uma rede.

É o firewall que bloqueia ou permite que as informações cheguem ao seu computador, dependendo das configurações. “Verifique se o site tem o endereço exposto na URL e se a conexão é criptografada através do certificado Secure Sockets Layer, o famoso cadeado” , adverte Longhi.

 

confiavel

Compras online devem ter uma boa recomendação para não causar problemas. Foto: iStock, by Getty Images

 

Garanta a compra confiável

Para garantir que uma compra seja feita de forma confiável no e-commerce, o usuário pode utilizar sistemas de pagamento seguro, como os conhecidos PayPal e PagSeguro. Muitas empresas já indicam o uso dessas ferramentas. Elas retêm o pagamento do comprador com um agente intermediário, e o valor só é liberado após a confirmação do recebimento da mercadoria.

Outra dica do especialista em segurança é nunca fornecer a senha do seu cartão de crédito na internet. “Para compras, os sites solicitam apenas o número e o código de segurança do cartão”, alerta Longhi.

Dicas para comprar com segurança

1 – Verifique contatos

Um site confiável deve exibir seu endereço físico e telefone fixo. Se tiver dúvida, ligue para o SAC da empresa e solicite os dados cadastrais. Assim você fica protegido caso precise fazer reclamações após a compra.

2 – Segurança dos dados

Se fizer a compra no cartão de crédito, verifique se os dados são blindados. Você pode ter certeza disso se enxergar o desenho de um cadeado, geralmente no canto superior direito da tela. Isso significa que seus dados não serão expostos, o que inibe a ação de hackers.

3 – Observe o ‘https’

O endereço do site da loja online na barra de endereços do navegador deve começar com https, que indica um protocolo de segurança. Se não for assim, melhor esquecer a compra.

4 – Guarde o comprovante

Assim que a compra é finalizada, a empresa envia, por e-mail, um comprovante com o número de pedido, descrição dos itens comprados e prazo de entrega. Esse documento deve ser guardado. Ele será necessário caso você precise reclamar junto ao Procon.

5 – Verifique informações

O consumidor virtual pode solicitar informações da empresa em questão junto ao Procon, à Junta Comercial do Estado ou ainda na própria web, em sites como o Reclame Aqui, que reúne reclamações de usuários das empresas.

6 – Trata somente com pessoa jurídica

Nunca faça depósitos bancários em nome de pessoas físicas. Esse pode ser um indício de que o site que você está comprando não é confiável.

Compare preços

Para economizar e garantir uma compra em sites confiáveis, que tal pesquisar e comparar os preços nos maiores sites de e-commerce? Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

Além disso, o serviço reúne somente os maiores varejistas do país, com nomes e confiabilidade consolidados no mercado.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para compras

Você tem uma boa dica para compras confiáveis? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico