Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como usar o cartão de crédito a seu favor

A- A+

Por falta de conhecimento (e pouca educação financeira), muitas pessoas enxergam o chamado dinheiro de plástico como um vilão das finanças. Mas assim como ocorre com outros meios de pagamento, sozinha, não é a ferramenta que dá dor de cabeça: é preciso saber como usar o cartão de crédito a seu favor. Pronto para fazer dele um aliado do bolso?

Ela sabe como usar o cartão de crédito a seu favor

Quem tem as finanças organizadas se sente seguro para usar bem o seu cartão. Foto: iStock, Getty Images

Como usar o cartão de crédito a seu favor

Veja em sete dicas como usar o cartão de crédito a seu favor e faça desse recurso uma importante ferramenta não só de pagamento, como de controle dos seus gastos.

1. Faça um planejamento financeiro

Antes de utilizar o cartão, é preciso colocar na planilha todos as suas despesas e os seus rendimentos para saber quanto você pode, de fato, gastar. Uma dica importante é não utilizar o cartão como uma extensão do seu salário. Não é renda extra. É apenas uma forma de pagamento, cuja conta virá mais tarde.

2. Aproveite os benefícios

A maioria dos cartões oferece benefícios por meio dos programas de fidelidade, nos quais você acumula pontos para trocar por eletrodomésticos, perfumes, utensílios e até mesmo passagens aéreas. Aproveite essas oportunidades.

3. Use-o para controlar as despesas

Para muitos usuários, o cartão de crédito é uma ferramenta útil para controlar as despesas. Inclusive, há quem faça as compras mensais no supermercado e também o abastecimento do veículo somente no cartão, de maneira a facilitar a gestão financeira.

4. Evite o pagamento mínimo

Se, por um lado, a opção de pagar o mínimo da fatura pode evitar o endividamento, por outro, pode também acelerá-lo. O pagamento mínimo é, na verdade, um tipo de empréstimo, cuja cobrança é baseada no juro rotativo – que tem as taxas mais altas do mercado. Por isso, é comum que, ao pagar o mínimo, o usuário tenha dificuldade em arcar com os valores corrigidos no mês seguinte.

5. Reduza o número de cartões

Para facilitar o seu controle financeiro, é bom não abusar da quantidade de cartões de crédito. Concentrar o uso em poucas opções também facilita o acúmulo de pontos para os programas de recompensas.

6. Escolha datas de pagamento diferentes

Você nunca sabe por quanto tempo permanecerá no mesmo emprego e também se o seu salário entrará na conta sempre no mesmo dia. Além disso, escolher datas de pagamento diferentes pode ajudar a ganhar mais dias para pagar em momentos de aperto financeiro.

7. Não ande com cartão sem necessidade

Tem dificuldade em controlar seus impulsos por compras? Então, tire os cartões da carteira e pegue-os apenas quando estiver programado para fazer uma compra. Isso evitará dores de cabeça no mês seguinte, quando chegar a fatura.

Você vai se interessar por:

Aproveite os benefícios do cartão

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Aprendeu como usar o cartão de crédito a seu favor? Compartilhe as dicas!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
melhores universidades do brasil