Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como traçar metas para subir na vida

A- A+

Você já pensou no que estará fazendo em cinco anos? Você sabe claramente qual é o seu principal objetivo no trabalho neste momento? Estabelecer metas e objetivos pode ser o caminho mais fácil para subir na vida. Mas, para isso, é preciso se planejar.

4 dicas para subir na vida

Confira dicas de especialistas que vão ajudar você a chegar lá:

1. Trace metas que o motivem

Como explica a corretora de seguros e coach financeiro Joana D’arc Santos Oliveira, é necessário saber exatamente o que você deseja e por quais motivos. “Quais serão os ganhos dessa aquisição? Quanto custa hoje? É preciso acreditar que, mesmo levando tempo, a conquista será possível”, complementa.  Quem estabelece um meta financeira e a persegue tende a ser mais crítico com as despesas, evitando os gastos desnecessários.

2. Programe e anote todos os detalhes

Com o seu sonho transformado em um objetivo específico, é hora de criar uma estratégia de poupança. Aliada a ela, o professor Gilberto Braga, do IBMEC e da Fundação Dom Cabral, destaca a importância de definir prazos para chegar até a meta desejada. Para que o planejamento funcione, é fundamental anotar gastos e receitas em um papel ou planilha eletrônica, gerenciando a evolução.

Para alcançar suas metas, é preciso controlar as despesas. Foto: iStock, Getty Images

Para alcançar suas metas, é preciso controlar as despesas. Foto: iStock, Getty Images

3. Analise o planejamento e economize

Com o planejamento consolidado, é possível tomar as melhores decisões. Como explica o educador financeiro, Pedro Braggio, é fundamental ter em mãos os três últimos históricos do seu planejamento financeiro, pois só assim as suas ações serão baseadas em certezas, ao invés de suposições. Através da análise, é possível identificar os supérfluos e outras despesas que podem ser cortadas ou diminuídas.

4. Mantenha suas metas

Lembre-se: estabelecer metas é uma atividade contínua, não apenas um meio para alcançar um fim. Crie lembretes para manter você sempre focado e abra intervalos frequentes em sua rotina para revisar seus objetivos. Afinal, de nada adianta um planejamento bem estruturado se ele não funciona ou não é aplicado na prática. Subir na vida pode ser uma tarefa árdua e longa e é importante não desistir quando os primeiros obstáculos aparecerem.

Crédito antecipado

Chegar aos seus objetivos pode exigir alguns sacrifícios e cortes. Mas, se você tem plano pré-pago ou controle e ficou sem crédito, é possível utilizar um serviço prático e rápido para fazer ligações ou mandar SMS: o Crédito Antecipado Voz, da Vivo. Com uma mensagem SMS para o número 730 com a palavra ‘crédito’, ou com uma ligação para o portal de voz pelo número *8013, a operadora antecipa uma recarga de R$ 3. O crédito do celular pode ser utilizado no prazo de dez dias e será descontado, automaticamente, da sua próxima recarga.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas para subir na vida? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
melhor lugar para trabalhar
abrir uma empresa de contabilidade
Queda do consumo das famílias brasileiras
Qualidade de vida no trabalho