Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como sair do vermelho ganhando pouco

A- A+

Escapar da zona de endividamento não é tarefa fácil, principalmente para quem tem baixa renda – mas é possível. Comparando preços, conhecendo suas dívidas e economizando, tem como sair do vermelho ganhando pouco.

Se você acha que já tentou de tudo e anda desanimado com as dívidas, fique com a dica da educadora financeira Cíntia Senna: o único empecilho que pode lhe impedir de ter uma vida “no azul”, é você mesmo. Pronto para tentar mais uma vez?

Casal tenta descobrir como sair do vermelho ganhando pouco

Com planejamento, análise e economia tem como sair do vermelho. Foto: iSotck, Getty Images

Como sair do vermelho ganhando pouco

Segundo Cíntia, o passo fundamental para sair do vermelho ganhando pouco é que a pessoa enxergue a si mesma na situação de endividamento e queira sair dela.

“É preciso estar disposto a uma mudança de comportamento e hábitos, para não voltar nunca mais à mesma situação”, diz a especialista. Para ela, a chave não é o quanto a pessoa recebe, mas como gasta o que recebe.

Conhecer a condição financeira e integrar-se a ela é uma dica da educadora para quem quer melhorar o orçamento. Anote todos os seus gastos, da forma mais detalhada possível, para entender qual é o destino que você dá para o seu dinheiro. Esse diagnóstico permite que você corte as despesas que não são necessárias.

Outra indicação é que você tenha intimidade com as dívidas. É precisa saber quais delas têm bens como garantia, quais são ligadas a gastos do dia a dia, como água e luz, e aquelas que realmente deixam você no vermelho.

Se você estiver devendo para a administradora do cartão de crédito e o cheque especial do banco, suspenda o uso até que suas condições se equilibrem. Afinal, no momento, você não demonstra ter o perfil para fazer bom uso das ferramentas financeiras e aproveitar seus benefícios.

É preciso, ainda, olhar para a frente e planejar. Para sair do vermelho, é importante que você saiba quanto vai poder gastar para cada ação e adiar aquelas que ficam muito pesadas no momento. Negociar as grandes dívidas também é uma forma de torná-las menos pesadas para o bolso.

O importante, para Cíntia, é ter fôlego para não cair na tentação de extrapolar. Pensar e analisar são palavras nesse momento, mas é preciso manter a certeza de que tem como sair do vermelho ganhando pouco.

Exponha sua situação aos credores, busque abatimentos, divida os débitos em parcelas que caibam no bolso e restabeleça a relação de confiança com as pessoas para quem você deve.

Como economizar dinheiro ganhando pouco

Para consolidar a vida “no azul”, o caminho é poupar. E é possível economizar dinheiro ganhando pouco. Segundo Cíntia, reter e reservar parcelas da renda são exercícios para quem quer finanças mais equilibradas. “Mesmo que no começo pareça impossível, essa atitude é que fará toda diferença em sua vida”, afirma a educadora.

Segundo ela, separar entre 5% e 10% de tudo o que recebe já é suficiente para dar início a um hábito. Mas é fundamental que a economia seja prioridade e não uma consequência da sobra de dinheiro no final do mês. Para uma pessoa que deseja sair do vermelho, raramente existirá alguma quantia excedente na conta.

Se quiser tornar a ideia de economizar dinheiro mais real, dê um destinos ao valor poupado. Planeje um sonho a ser realizado em curto prazo, como a quitação de uma dívida à vista. Tenha um segundo sonho para médio prazo, por exemplo, uma viagem que você deseja. Por fim, estabeleça uma meta para longo prazo, como uma casa ou um carro novo.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Viu como sair do vermelho ganhando pouco é possível? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças