Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como reduzir as despesas mensais com lazer

A- A+

Se você acha que ter lazer significa gastar boa parte do seu salário em diversão, está na hora de repensar esse assunto. Com algumas dicas simples, é possível reduzir as despesas mensais com cinema, restaurantes, teatro e shows – sem deixar de lado momentos muito agradáveis.

Casal aproveitando momentos agradáveis ao planejar suas despesas mensais.

Até para o happy hour é importante definir um valor mensal que pode ser gasto. Foto: Shutterstock

Controle as despesas mensais com lazer

Abaixo, confira cinco dicas práticas para reduzir as despesas mensais sem precisar eliminar as atividades de lazer com sua família e amigos:

Planeje

Não adianta fugir. A palavra “planejamento” consta em todos os glossários relacionados a finanças. Nem sempre é preciso optar pela alternativa mais barata. Mas se você deseja uma diversão com maior custo – como uma viagem, por exemplo -, a saída é planejar com antecedência para poder poupar.

Valor mensal

Mesmo no caso das despesas menores – com um cineminha ou um happy hour com os amigos – é importante definir um valor mensal que pode ser gasto. Assim, você não corre o risco de extrapolar nem de faltar recursos para outras atividades.

Registre

Anotar em uma planilha – ou até mesmo em um pedaço de papel – todos os seus gastos com lazer ajuda a ter uma visão clara sobre o seu orçamento, se você está consumindo de forma consciente ou não.

Mais diversão, menos dinheiro

Aproveitar atividades gratuitas também é interessante. E isso não significa, necessariamente, um programa pior que os pagos. Aliás, muitos artistas fazem shows gratuitos por meio de diversos projetos, sobretudo no final de ano.

Outra alternativa gratuita são os passeios ao ar livre. Um piquenique no parque com a família ou amigos tem o seu valor. Além de super agradável, a questão da confraternização, e a ideia de cada um trazer um prato ou bebida, é bem mais econômica.

Uma opção que também garante diversão e custo baixo é ter contato com a natureza de sua cidade ou região. Se você mora em área metropolitana, é provável que haja rios, parques, lagos ou cachoeiras nas cidades vizinhas. Então, que tal um banho em águas naturais para aliviar o estresse?

Se o asfalto é o seu lugar, um passeio de skate ou de bicicleta, uma visita a um museu ou uma exposição de arte (e sempre há muitas delas gratuitas) são diversão garantida em um fim de semana ou no final de tarde, após um dia de trabalho.

Bateu o tédio? Que tal tirar aquele antigo jogo de tabuleiro do baú (aquele que custou uma fortuna mas você só jogou uma vez)? Um jogo é opção de lazer para uma família inteira. Muito quente para ir ao parque? Ligue o ar-condicionado e aproveite a companhia.

Diálogo

Antes de cortar gastos com lazer, é importante esclarecer com sua família os motivos da mudança. Assim, além de ter uma vida financeira mais transparente, você pode incentivar o consumo consciente. Nada mais justo nos dias de hoje.

Você vai se interessar por:

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para reduzir despesas mensais com lazer? Compartilhe!

Casal melhora as finanças pessoais
gazebo dobrável
bicicleta infantil ou juvenil
Como ter uma boa qualidade de vida
Fazendo o controle de finanças na prática
Conseguiu reduzir gastos pessoais