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por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como planejar as refeições da semana e evitar o desperdício

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Que comer em casa é mais econômico, você já deve saber. Mas preparar seu almoço todos os dias nem sempre é fácil: além da falta de ideias para o cardápio, há o risco de desperdício, cozinhando porções além da sua fome. Ao aprender como planejar as refeições da semana, você previne esses problemas e ainda garante um alívio no orçamento.

Ela sabe como planejar as refeições da semana

Montagem de um cardápio semanal é a chave para evitar o desperdício de comida. Foto: iStock, Getty Images

Como planejar as refeições da semana

Quer saber como planejar as refeições da semana? Confira as quatro dicas abaixo, que são simples de adotar e muito eficazes.

Vale lembrar que, além do aspecto econômico, o planejamento também também evita desperdício de comida e de tempo. Afinal, ir ao supermercado sempre antes de preparar um prato é uma missão quase impossível. Por isso, a organização pode ser uma ótima aliada.

1. Faça um cardápio semanal

Para ganhar mais tempo durante a semana, é importante definir um dia para se dedicar um pouco mais à cozinha. O ideal é que isso seja feito no final de semana – e tudo começa pelo cardápio. Coloque em um papel (ou em um aplicativo de celular, se preferir) os pratos que gostaria de comer a cada dia.

Uma refeição equilibrada sempre conta com salada verde, um prato principal (uma carne, por exemplo), uma base (arroz, feijão, lentilha, grão de bico) e um acompanhamento, como legumes refogados.  

2. Defina um dia para compras

Seu cardápio já é a própria lista de compras, ao menos no que se refere à comida. Ele facilita que você leve todos os itens em um só dia, sem precisar voltar ao supermercado repetidas vezes na semana. É só chegar em casa e preparar a refeição.

3. Veja o que pode ser congelado

Muitos vegetais duram uma semana toda. Mas se você perceber que eles já não são tão novos, pode picá-los e levá-los ao freezer, já separados em porções que sejam o suficiente para você. Outro item que se pode congelar é o feijão. Faça uma quantidade razoável em um dia da semana e separe em potes para descongelar à medida que quiser consumir.

4. Lave e seque os vegetais  

Muitas pessoas consideram impossível que as saladas verdes durem mais dias. O segredo para a longevidade dos vegetais é lavar bem e secar antes de guardá-los. A lavagem reduz os microorganismos que aceleram a deterioração, e a retirada de água evita o apodrecimento. Você pode secar as folhas com um pano de prato ou papel toalha. Uma centrífuga pode tornar tudo isso mais rápido.

Aplicativos também podem ajudar

Se ainda não sabe como planejar as refeições da semana, ou acha que precisa de uma ajudinha extra, a tecnologia está aí para isso.

Um exemplo é o Tecnonutri. Trata-se de um aplicativo que ajuda não apenas a montar o seu cardápio, mas também a atingir suas metas de perda ou ganho de peso. Ele conta com alarmes, gráficos de desempenho, diário de consumo nutricional e sugestões de mais de dois mil alimentos, com base nas tabelas do IBGE.

O app oferece ainda orientações nutricionais, baseado em estudos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. O Tecnonutri está disponível para Android e iOS.

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