Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como pesquisar juros dos principais bancos no país

A- A+

Pesquisar juros é uma prática fundamental para quem deseja abrir uma nova conta, pedir empréstimo ou mesmo realizar investimentos. Mas, presas à ideia de que os bancos são todos iguais, muitas pessoas deixam de avaliar as diferentes opções oferecidas e arcam com valores mais altos, mesmo sem saber.

Onde pesquisar juros

No universo financeiro, é difícil achar operações que não envolvam a cobrança de juros e taxas adicionais. Por isso, abrir mão de uma boa pesquisa pode significar também perder dinheiro. Se o problema é a falta de tempo para ir de um banco a outro, a internet pode ser a sua aliada.

Para descobrir as taxas de juros praticadas por diferentes instituições financeiras, basta acessar o site do Banco Central. Lá você encontra a opção de verificar diversas operações e a porcentagem cobrada em cada banco para realizá-las.  Depois de uma análise inicial, a dica do coach financeiro Silvio Bianchi, diretor do DSOP São José dos Campos, é visitar o endereço eletrônico das empresas que oferecem as melhores condições.

“A maioria delas têm programas em que é possível fazer simulações acerca do valor das parcelas associadas a determinado empréstimo e prazo de pagamento“, destaca Bianchi. Por fim, há ainda a possibilidade de ir até o banco e tentar negociar as taxas diretamente com o gerente.

pesquisar juros

Pesquisar as taxas de juros aplicadas pelos bancos é fundamental para economizar o seu dinheiro Foto: iStock, Getty Images

Pesquisar juros é fundamental

Pesquisar juros deve se tornar um hábito, seja para fazer uma compra parcelada ou mesmo solicitar um empréstimo. A diferença no final do mês pode ser grande, principalmente quando somado o total de taxas de você paga ao longo do ano. Conhecer as porcentagens ajuda que você troque dívidas caras por outras mais baratas. Utilizar o crédito rotativo do cartão, por exemplo, pode parecer uma alternativa vantajosa para quem não conhece os juros envolvidos.

Mas Bianchi explica que a modalidade só não é mais cara que a taxa aplicada caso você não pague nem o valor mínimo até a data de vencimento da fatura. Ao invés disso, uma opção mais barata é pedir um empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas diretamente da sua folha salarial. Ou seja, tudo depende de estar bem informado.

Tarifas em bônus

Quer economizar ainda mais com as despesas bancárias? Uma forma de poupar com tarifas é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre como pesquisar juros? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote