Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como pagar menos juros no cartão de crédito

A- A+

Se você aprecia a facilidade nos meios de pagamento, sem dúvida anda com o chamado “dinheiro de plástico” sempre na carteira. Mas com o aperto financeiro que vem atingindo muitas pessoas, é sempre bom saber como pagar menos juros no cartão de crédito.

Uma boa razão para isso está na própria escalada dos juros. O chamado juro rotativo, que é aquele que incide quando se paga apenas o valor mínimo da fatura, alcançou 449% ao ano em março, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo Banco Central.

Mais do que nunca, é fundamental adquirir o máximo de conhecimento para evitar pagar taxas além do necessário. Isso também ajuda a aproveitar melhor as ferramentas financeiras disponíveis.

Pesquisando como pagar menos juros no cartão de crédito

Bons hábitos financeiros, como limitar gastos, podem ajudar a pagar menos juros. Foto: iStock, Getty Images

Como pagar menos juros no cartão de crédito

Aprenda em seis dicas fáceis de adotar como pagar menos juros no cartão de crédito. Mude seus hábitos, aproveite os benefícios da ferramenta e tenha mais saúde financeira.

1. Controle seus impulsos

A principal dica ainda é usar o cartão de crédito com consciência. Evite fazer inúmeras compras, sobretudo quando não se tem planejamento. Isso pode sabotar seu orçamento. Mesmo com as facilidades do parcelamento, faça pesquisa de preços e compre o que realmente for necessário.

2. Cuide o limite

Aqui não estamos falando apenas do seu limite de crédito do cartão, mas do limite da prestação que você pode pagar. O ideal é que a fatura não ultrapasse mais de 50% do seu salário. Deixar o cartão chegar a patamares muito altos pode comprometer sua renda por meses a fio.

3. Evite o pagamento mínimo

Pagar o valor mínimo da fatura é um dos maiores erros que se pode cometer em relação ao cartão de crédito. Sobre a diferença não paga incidem os temíveis juros rotativos. Por isso, é comum que a cada nova fatura o valor cresça, dificultando ainda mais o pagamento. Procurar um meio de pagar – mesmo que seja preciso fazer um empréstimo a juros menores – ainda é a melhor solução.

4. Aproveite os benefícios

Caso o seu cartão ofereça benefícios como milhagens, troca por produtos ou descontos, cadastre-se para usufruir dessas vantagens. É uma forma de acessar outros produtos e serviços que você precisa sem desembolsar tanto dinheiro.

Uma dica prática é incluir no seu cartão os gastos necessários, em valores maiores. O combustível é um belo exemplo. É uma despesa que você tem mensalmente, geralmente com valores significativos, e que podem levar a uma boa pontuação – e o melhor: sem a necessidade de compras desnecessárias.

5. Negocie anuidades

Algumas administradoras de cartão são adeptas à negociação das anuidades. Outras, por sua vez, já oferecem modalidades sem taxas. Informe-se a respeito, pois esse item pode consumir uma fatia importante do seu orçamento.

6. Avalie deixar o cartão em casa

Se você não tem nenhuma disciplina e se seduz facilmente por uma vitrine que expõe seus desejos de consumo, uma forma de conter esses impulsos é deixar seu cartão de crédito devidamente guardado em casa. Pegue-o apenas quando estiver planejando uma compra – já sabendo o preço e calculando se pode pagar a prestação sem sacrifícios.

Você vai se interessar por:

Sabedoria para usar o cartão

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Aprendeu como pagar menos juros no cartão de crédito? Compartilhe as dicas!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
melhores universidades do brasil