Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como organizar a vida financeira em 90 dias

A- A+

Aprender como organizar a vida financeira pode não ser tarefa das mais fáceis. Além de tempo, é preciso dedicação. Mas que tal descomplicar o processo e ainda assim garantir resultados duradouros?

É o que promete a cartilha elaborada pela Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados e Servidores da Sabesp (Cecres). Com método certificado pelo Instituto de Finanças (Ifin) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ela traz conteúdo dividido em seis fases diferentes.

Aprender como organizar a vida financeira pode não ser tarefa das mais fáceis.

Controle dos gastos é etapa fundamental da organização financeira. Foto: Marcos Santos, USP Imagens

Como organizar a vida financeira em 6 passos

De acordo com a abordagem que traz a cartilha, gerir as finanças pessoais é um processo que integra não apenas o pensamento econômico, mas também atitudes sustentáveis.

Para entender como organizar a vida financeira e chegar a um equilíbrio, a proposta é que uma etapa seja seguida após a outra, até encontrar a resposta esperada. Em até 90 dias, os resultados devem aparecer.

Primeiro passo: cativar

Permitir que a educação financeira possa atrair e cativar você. Essa é a proposta inicial da Cecres. O objetivo é oportunizar que as pessoas passem a entender por que tomam determinadas posturas quando o assunto é o dinheiro.

Ao mesmo tempo, o desafio é não ceder aos impulsos de consumo e inserir na rotina o planejamento da renda. Tudo isso só é possível quando se entende a importância de pensar os assuntos financeiros.

Segundo passo: educar

Os tempos podem ser de uso cada vez mais frequente das tecnologias, mas a dica da cartilha para aprender como organizar a vida financeira vai no sentido contrário: use notas de dinheiro.

A explicação para economizar tem base no valor que damos às cédulas: o dinheiro físico dá a sensação de carteira vazia e faz você pensar duas vezes antes de sair gastando por aí.

Terceiro passo: conhecer

Se os dois primeiros passos são mais uma preparação, é a partir daqui que tudo começa a se organizar – e o caminho percorrido passa a fazer sentido. Conhecer significa estar no controle das finanças e entender como o orçamento é gasto.

A dica é avançar um pouco a cada um dos três meses propostos. No primeiro, aprenda a mudar de rotina e anotar todos os seus gastos. No segundo, passe a separá-los entre essenciais, supérfluos e investimentos. Por fim, reflita sobre os seus novos hábitos e como eles colocam você no comando.

Quarto passo: realizar

Agora que você já conhece sua realidade financeira, é hora de partir para o que realmente importa: a realização dos seus sonhos. Com o orçamento em equilíbrio, essa realidade fica mais próxima.

O objetivo é transformar esses sonhos em metas, com dados específicos de como e quando. O importante é saber o que é prioridade e para quando e se manter focado na realização.

Quinto passo: equilibrar

Para quem já chegou até o quinto passo, a capacidade de administrar as próprias finanças é grande, mas isso não significa que o processo terminou. Por equilíbrio, a cartilha não fala apenas em manter as contas em dia.

Além das finanças, é preciso aprender a equilibrar também o físico, o mental, o espiritual e o material. Quando esses quatro pilares se alinham, fica mais fácil manter todos os outros estáveis.

Sexto passo: sustentabilidade

Mas tudo que você fez até agora de pouco adianta se a prática não estiver voltada para a sustentabilidade, que propõe uma relação mais consciente de consumo, que afeta o ambiente e a sua saúde.

Ou seja, parar para pensar no impacto que uma simples compra pode trazer para você, para aqueles que estão ao seu redor e para o lugar em que vocês vivem.

Você vai se interessar por:

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Aprendeu como organizar a vida financeira? Compartilhe essas dicas!

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario