Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Foco no bem-estar é essencial também no ambiente profissional

A- A+

Quando o bem-estar é constante na vida pessoal, lidar com as dificuldades se torna tarefa mais fácil. Mas os benefícios não são notados apenas em casa, com a família e amigos. Eles também aparecem no trabalho e ajudam no rendimento profissional. Se você tem dificuldades de manter a qualidade de vida em alta, é hora de reconhecer os sinais de estresse e trabalhar para que eles deixem de ser rotina.

Bem-estar no ambiente profissional gera mais qualidade no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Bem-estar no ambiente profissional gera maior qualidade no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Bem-estar no ambiente de trabalho

Com as horas que os funcionários passam dentro do local de trabalho, é importante que ele seja encarado de forma positiva. Para que isso aconteça, cada vez mais empresas investem em ações que tornem o ambiente mais agradável e, como consequência, tragam bem-estar.

No portal da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), a assistente social e diretora de eventos da instituição, Cecilia Sibella Shibuya, destaca que, para os benefícios serem efetivos, o comprometimento deve ser completo. Enquanto a empresa desenvolve ações e programas de estímulo a uma vida saudável, o funcionário deve colaborar e ser parte da construção dos resultados.

Independente do porte do estabelecimento, a assistente social destaca que o importante é saber adequar as políticas da empresa ao perfil dos trabalhadores. Ou seja, antes de começar, o ideal é realizar uma pesquisa para saber quais são as necessidades. Ao mesmo tempo, o engajamento deve envolver também os chefes.

No caso de um empreendimento pequeno, com poucos funcionários, a estrutura pode não permitir o auxílio de profissionais especializados e a presença de um setor específico de Recursos Humanos. Nesse caso, a melhor saída é um tratamento mais próximo entre dono do local e os colaboradores, que permita um ambiente leve.

Quando o bem-estar não está presente

Uma pessoa com qualidade de vida é também um profissional que rende mais e com mais facilidade de atingir o sucesso na carreira. Mas não é difícil encontrar trabalhadores insatisfeitos, que tem o estresse já incorporado na rotina. Aprender a identificar os sinais de que algo está errado é o primeiro passo para a mudança de comportamento.

A psicóloga e especialista na área de administração e gestão pública, Marta Alves, explica que são várias as condições que podem gerar o estresse no trabalho. Os principais deles são:
– Iluminação inadequada ou a  presença de ruídos
– Dores causadas por má postura ou outros problemas físicos
– Abalo com questões pessoais ou psicológicas
– Dificuldade no relacionamento com os colegas
Estruturas hierárquicas que não permitem o diálogo
Problemas com resultados no ambiente de trabalho.
Como os fatores que podem gerar o estresse e desencadear a queda no bem-estar são diversos, as medidas tomadas também variam. A indicação da psicóloga é que, em um primeiro momento, se adotem medidas preventivas, que podem ser até mesmo técnicas de ginástica laboral.
Quando o problema já está presente e não é passageiro, a ajuda profissional aparece como solução. Marta pontua que, de acordo com o caso, o trabalhador pode precisar de acompanhamento diferente. Em geral, o primeiro passo é o atendimento psicossocial, que pode precisar também do auxílio de um médico clínico ou fisioterapeuta, por exemplo.

Cartões de crédito com benefícios

Sabe o que também garante menos estresse no dia a dia? Compras com praticidade e segurança. É o que você garante com os Cartões de Crédito Vivo. Com eles, você ganha vantagens como o alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre bem-estar? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito