Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como gerenciar a data de vencimento do seu cartão

A- A+

Você tem mais de um cartão de crédito e nunca sabe qual usar? Talvez seja a hora de entender como aproveitar as datas de vencimento para gerenciar melhor suas compras. Se você é autônomo ou se tem mais de uma fonte de renda é provável que sua receita seja distribuída ao longo do mês. Nesse caso, jogar com as datas do cartão é fundamental.

Qual é a melhor data de vencimento?

Em primeiro lugar, é importante saber a data de vencimento de cada um dos seus cartões e a data de fechamento da fatura. Em muitos bancos, o dia logo após o fechamento é considerado “a melhor data para compras”. Como o valor não entrará na fatura seguinte, o usuário terá até 40 dias para pagar.

Vamos supor que a data de vencimento do seu cartão seja dia 15 e que o fechamento da fatura seja dia 5. No caso, a melhor data para comprar é o dia 6. É essencial lembrar que cada instituição financeira tem um prazo e um sistema específico. Consulte sua instituição bancária para verificar a data correta.

data-de-vencimento

Fique atento à data de vencimento do cartão e não perca o controle dos seus gastos. Foto: Foto: iStock, Getty Images

Se você trabalha com dois cartões é fundamental que a data de vencimento entre eles tenha um espaço considerável, mas que não ultrapasse 15 ou 20 dias. O mais importante é prever as datas de acordo com o fluxo de seu recebimento.

Aplicações x data de vencimento

Uma das principais funções do cartão de crédito é o “empréstimo de tempo“, na opinião de Guilherme Fermino, autor do blog Upfinanças, especializado em organização financeira. Justamente por isso, gerenciar a data de vencimento de dois ou mais cartões pode ser um grande aliado das aplicações financeiras. Como o rendimento das aplicações financeiras está diretamente atrelado ao tempo que o dinheiro fica no banco, quanto mais tempo se leva para resgatá-lo, melhor.

É indispensável, entretanto, que o usuário seja muito organizado. Afinal, quanto maior o número de cartões para administrar, maior o risco de se perder nas contas. Para evitar surpresas, todos os tipos de planilhas e aplicativos de finanças pessoais são bem-vindos.

Cartão de crédito único

Para pessoas que usam apenas um cartão de crédito, a dica para maximizar seus benefícios é evitar utilizá-lo no período imediatamente anterior à data de fechamento da fatura. Isso pode ser feito de duas maneiras. Uma opção é postergar as compras para o período imediatamente anterior à data de vencimento da fatura. A outra é justamente o oposto: antecipar as compras para evitar que sejam realizadas muito próximas da data de fechamento da fatura.

Cartões de crédito com benefícios

Está pensando em ter um segundo cartão de crédito ou trocar o seu? A Vivo oferece os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0 com diversas vantagens para os usuários, como bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12x sem juros nas lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para gerenciar a data de vencimento do cartão? Deixe um comentário!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
juros cobrados no cartão de crédito