Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como ganhar dinheiro com comida e aumente sua renda

A- A+

Se você gosta de cozinhar e tem dom para lidar com clientes, dificilmente ficará sem recursos financeiros. Há uma infinidade de casos de pessoas que descobriram como ganhar dinheiro com comida, indo muito além da renda extra.

Muitas delas passaram a tirar do alimento sua principal fonte de renda para o sustento da família. Alguns pagaram a faculdade dos filhos ou as contas da casa vendendo quitutes ou marmitas. Esses casos são tão comuns que talvez você conheça alguém com um histórico desses.

Mulher sabe como ganhar dinheiro com comida

Desde lanches rápidos até almoços, todas as opções são rentáveis. Foto: iStock, Getty Images

Como ganhar dinheiro com comida

Um fato incontestável é que o setor de alimentação sempre tem clientes. Seja porque precisam do que você faz ou simplesmente porque gostam. Veja os principais pontos que merecem atenção antes de vender alimentos:

Fornecedores

Nos primeiros bolos ou pratos que você fizer, pode até comprar os ingredientes no supermercado. Mas no momento em que aumentar as quantidades, será mais econômico partir para um atacado ou, então, procurar um fornecedor direto. Comprar em pequenas quantidades pode se tornar caro.

Higiene

Procure fazer da sua cozinha um local extremamente limpo, livre de insetos ou outras ameaças à saúde. Caso adapte outra peça da casa (uma garagem, por exemplo), elimine tudo o que não estiver relacionado à comida. A Vigilância Sanitária faz uma série de exigências quanto ao local de preparo dos alimentos.

Equipamentos

Você pode precisar de alguns materiais para começar. Sejam forminhas para doces ou chocolates ou até mesmo um freezer para guardar congelados. Antes de dar início, é importante fazer uma pesquisa de preços para ver qual será seu investimento.

Sugestões de alimentos para vender

Salgados

Itens avulsos como pastéis, empadas, quiches e outras gostosuras são ótimas opções para lanches rápidos. Por isso, são bastante vendáveis. A facilidade é que você pode fazer uma grande quantidade, congelar e só assar ou fritar a medida que quiser vender no dia.

Doces

Bolos, brownies, cupcakes, brigadeiros, beijinhos, alfajores… O menu é muito grande. Como nem sempre as pessoas comem doce todos os dias, a dica é levar suas gostosuras cada dia em uma rota diferente. Se você atende empresas, pode ir um dia da semana em cada uma.

Marmitas

Seja pelo preço ou pela questão da saúde, cada vez mais as pessoas que almoçam fora estão aderindo às quentinhas. A estratégia para manter a clientela é preparar um cardápio bem variado, deixando claras as opções de cada dia da semana.

Banquetes

Os profissionais que abastecem festas e eventos, conhecidos como “banqueteiros”, podem ganhar quantias consideráveis. Mas é preciso ter experiência e estrutura para fazer grandes quantidades. Além dos equipamentos necessários, você precisará de pelo menos um auxiliar e uma logística de entrega.

Você vai se interessar por:

 

Viu como ganhar dinheiro com comida só depende de você? Compartilhe as dicas!

como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
trabalhar de babá no exterior
Sacar abono do PIS
Mostrando como ganhar dinheiro com comida saudável