Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como funciona a assistência para casa e carro

A- A+

Muita gente confunde, mas assistência para casa ou carro é diferente de um seguro. Em muitos casos, o próprio seguro oferece a assistência, mas ela também pode ser contratada separadamente.

Enquanto o seguro cobre danos de acidentes e consertos de veículos ou grandes reparos ou furtos em casa, a assistência oferece pacotes de benefícios e serviços que facilitam a vida do proprietário do veículo ou do imóvel, como chaveiros, guincho e encanadores, por exemplo.

Os serviços oferecidos pelas assistências, tanto para veículos quanto para imóveis, podem ser solicitados 24 horas, incluindo sábados, domingos ou feriados. Na maioria das vezes, a assistência cobre serviços de caráter emergencial e imprevistos, que precisam de atendimento imediato.

Essa é uma das diferenças em relação aos seguros, que geralmente cobrem demandas que precisam de mais tempo e dinheiro para serem solucionadas. Os seguros também tendem a ser mais burocráticos e variam de acordo com o preço e marca do veículo, valores e localização do imóvel, por exemplo.

assistencia

Assistência pode seu útil para diversos problemas do cotidiano. Foto: iStock, by Getty Images

Assistência de veículo

Praticamente todas as seguradoras oferecem em suas coberturas o serviço de assistência 24 horas carros. Na maioria das vezes, esses serviços são terceirizados através de empresas especializadas, que dispõem de rede de prestadores de serviços.

A cobertura da assistência é especificada na apólice e vai variar de acordo com o plano solicitado pelo segurado. As coberturas mais básicas oferecem guincho 24 horas ou envio de técnico para solução de problemas mecânicos ou elétricos.

Em caso de perda ou problemas com a chave do automóvel, serviços de chaveiro também estão incluídos em pacotes básicos. Troca de pneus e bateria; auxílio em caso de falta de combustível, remoção de passageiros acidentados e motorista substituto em caso de incapacitação de quem conduzia o veículo após acidente também são outros serviços que podem ser cobertos pela assistência.

Geralmente, os serviços e benefícios estão vinculados ao tipo de veículo e seu modelo. Alguns serviços também possuem limitação de utilização ou de orçamento, dependendo do plano contratado.

Assistência residencial

A assistência residencial pode ser contratada separadamente, mas também pode fazer parte do plano de cobertura de seguros de carro, casa e até mesmo de benefícios de alguns tipos de cartão de crédito.

Esse tipo de assistência oferece profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção na residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os serviços oferecidos pela assistência residencial.

Roubos e furtos e, em alguns casos, acidentes envolvendo fatores externos, também podem fazer parte da cobertura da assistência. É o caso de problemas com enchentes ou inundações, raios ou colisão de veículos com o imóvel.

Preço das assistências

A contratação de uma assistência é recomendada em diversas situações. Um exemplo pode ser aplicado a quem não pode arcar com o preço de um seguro, mas ainda assim quer poder contar com apoio em caso de emergência. No caso de uma assistência para veículo, por exemplo, o preço pode custar menos que R$ 20 por mês. Um seguro de veículo comumente ultrapassa R$ 1 mil por ano.

A Vivo oferece assistências para sua casa e carro. Saiba mais:

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta chaveiro e socorro mecânico para seu carro

Você já precisou usar algum serviço de assistência para seu carro? Comente e conte como foi.

meu marido morreu tenho direito a pensão
quanto custa um seguro de casa
Aprendendo como lavar carro com economia
Carro pode ter câmbio manual ou automático
Tomada pode ser 110 ou 220
Voltagens das cidades brasileiras varia