Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como fazer um pagamento pelo celular

A- A+

Para alguma pessoas, não há nada pior do que esperar em filas. Quando o assunto é pagar contas, essa não é mais uma necessidade. Com a opção de fazer o pagamento pelo celular, a praticidade e a eficiência ganham vez.

Segundo dados do Banco Central, nos últimos cinco anos, o número de transações bancárias via dispositivos móveis cresceu em 2.275%. A substituição do uso da forma convencional dos procedimentos bancários pelas operações realizadas por meio de celulares e tablets via internet  correspondem a mais da metade das negociações do país, de acordo com estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Conforme a mesma pesquisa, esse fato decorre do aumento de aplicativos de bancos instalados em smartphones e tablets, aliado ao desejo da comodidade por parte do consumidor em pagar pequenas contas.

pagamento-pelo-celular

Transações bancárias via dispositivos móveis cresceu nos últimos 5 anos. Foto: iStock, by Getty Images

 É seguro fazer o pagamento pelo celular?

Desde maio de 2013, o Banco Central regulamenta o uso de aparelhos digitais para pagamentos. Entre outras definições, a medida classifica o que é arranjo de pagamento e a quem ele interessa.

Apesar da regulamentação, algumas pessoas ainda têm preocupação de quitar suas contas via celular e internet. O principal receio da população é que seus dados pessoais sejam vazados. Para evitar que isso aconteça, siga estas seis dicas dadas pela Febraban.

– Comprou celular usado: restaure imediatamente as configuração originais, para que ele volte a funcionar com o modelo de segurança indicado pelo fabricante

– Comprou celular com desbloqueio ilegal: é altamente perigoso liberar aparelhos com essa prática, porque ela impede a atualização do sistema operacional, e por consequência, compromete a segurança

– Mantenha seu celular protegido: atualize constantemente seu antivírus e os demais programas contra software malicioso. Eles protegem seu aparelho

– Previna-se: faça backup de todos os dados e documentos importantes, pois os smartphones e tablets são mais suscetíveis ao roubo.

– Evite redes de internet sem fio públicas: o aplicativo do seu banco pode não ser capaz de detectar redirecionamento de página.

– Cuidado com os fraudadores: sites falsos, normalmente, pedem dados confidenciais. Nunca faça nada sem ler as informações até o fim. Qualquer anormalidade contate seu banco o mais rápido possível.

Como posso fazer o pagamento pelo celular?

Atualmente, muitos estabelecimentos estão aceitando pagamentos com o uso do celular, em vez do cartão de crédito.

O primeiro passo para realizar o pagamento por meio de dispositivos móveis é baixar o aplicativo oficial do seu banco em seu smartphone. Para que a tecnologia de substituição do cartão pelo smartphone funcione, é essencial que ele tenha a tecnologia Near Field Communication (NFC), de comunicação por contato próximo. Através dela, ao aproximar o seu aparelho da máquina de pagamento, a comunicação sem fio faz o pagamento.

Você deve procurar lojas e estabelecimentos que aceitam essa modalidade de pagamento. Na hora de efetivar o pagamento, ao invés de entregar o cartão de crédito ou dinheiro, o cliente escolhe no seu smartphone qual cartão pretende usar e a forma de pagamento (débito ou crédito). Para finalizar, basta digitar a senha para que o comprovante seja emitido.

Conheça o Vivo Zuum

Outra forma de fazer movimentações financeiras é através do Vivo Zumm. Ele facilita os pagamentos, as compras e os saques em todas as situações. Tudo isso sem necessidade de comprovar renda. Com o Vivo Zuum no celular, você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para pagamento pelo celular? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria