Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como fazer amigo secreto com economia e sem gafes

A- A+

Seja na escola, na família ou no trabalho, saber como fazer amigo secreto com economia e sem constrangimentos parece uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim.

Essa ainda é a brincadeira preferida de final de ano, na Páscoa e em outras datas comemorativas, mas não há quem não fique apreensivo em dar um presente que não agrada ou receber um objeto sem a menor chance de uso.

Nesse sentido, é importante pensar não apenas em equilibrar os valores, mas também em acertar o gosto da pessoa que será presenteada. Mas como fazer amigo secreto sem gafes? Não se pode dar 100% de garantia, mas algumas dicas ajudam a minimizar o risco.

Aprenda como fazer amigo secreto sem gastar muito.

Amigo secreto é uma boa forma de confraternizar entre colegas e com a família. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer amigo secreto

Se em família, onde conhecemos melhor os gostos de cada um, já corremos o risco de errar no presente, no trabalho, a situação complica um pouco. Nesse caso, a brincadeira não é apenas uma forma de economizar com presentes, mas de interação com a equipe.

Estipule valores

Estabelecer uma faixa de preços para os presentes evita o constrangimento de comprar um produto caro e receber um muito baratinho, e vice-versa. Esse é uma das principais gafes e que se repete ano a ano nas brincadeiras.

Não ignore a lista

Saber o que o amigo deseja ganhar é fundamental. No ambiente profissional, sobretudo, é interessante sondar a pessoa. Não quer que ele desconfie? As redes sociais estão aí para isso. Você pode saber muito sobre a pessoa sem perguntar nada.

Conte com a tecnologia

Não é preciso mais passar por constrangimento. Com a ajuda de sites e aplicativos, há como fazer amigo secreto praticamente de forma perfeita. Com uma forcinha virtual, é possível organizar o sorteio e até mesmo a troca (naqueles casos em que temos uma péssima relação com o amigo sorteado).

Sites e apps facilitam organização

A necessidade de reunir todos os participantes no mesmo dia e horário, anotar os nomes no papel e torcer para nenhum curioso ficar espiando o amigo secreto acabou. Hoje em dia, é possível fazer tudo de forma mais segura com alguns cliques. Veja sites e aplicativos que podem ajudar:

Amigosecreto.com.br

Com esse site, é possível fazer um cadastro, convidar os amigos e organizar o sorteio. Também se pode adicionar informações como data, horário e local da troca de presentes. Os participantes recebem todas as confirmações por e-mail.

Sorteioamigooculto.com

O site permite planejar toda a brincadeira sem necessidade de cadastrar cada membro do grupo. Um só organiza e os demais recebem todas as confirmações por e-mail. A vantagem é que, com o sorteio virtual, não existe a falha de duas pessoas “se tirarem”, encerrando a brincadeira e começando um novo ciclo.

App Amigo Oculto

Basta criar o grupo e adicionar os dados da confraternização. Depois, todos os participantes recebem a confirmação por e-mail.

Disponível para iOS.

App Amigo Secreto Lite

Grátis para o sistema operacional Android, tem interface bem simples, fácil de usar. As confirmações são enviadas por SMS, mas pode ter um custo, dependendo da operadora.

Disponível para Android.

App Secret Santa

Simples de usar, permite colocar todos os dados – incluindo valores – com a vantagem que o coordenador do grupo pode ver o sorteio. Assim, termina a confusão quando dois participantes dizem que sortearam a mesma pessoa. Também evita o mal-estar quando se tira aquele colega do escritório com quem já teve um atrito.

Disponível para iOS.

Você vai se interessar por:

Confira dicas de presente para o Dia do Amigo

Compre a sua chopeira residencial e brinde com os amigos

Comemoração de aniversário: veja dicas para economizar

Compre com descontos

Uma das formas de encontrar produtos com preços reduzidos, seja para seu amigo secreto ou mesmo para compras no cotidiano, é por meio dos cupons de descontos. Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos.

Com esse serviço, você terá acesso a promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem uma boa dica sobre como fazer amigo secreto? Comente!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
quanto custa um seguro de vida
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet