Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como escolher o melhor cartão extra

A- A+

Pensando em fazer um cartão de crédito adicional para alguém da família, um afilhado ou um amigo muito próximo? Entenda como fazer a melhor escolha, os riscos e as vantagens de um cartão extra.

Quem paga o cartão extra?

A dúvida mais frequente é em relação ao pagamento. Embora o cartão extra fique em nome do dependente, todas as faturas virão em nome do titular. Em outras palavras, a responsabilidade é da pessoa que solicitou o cartão, e seu crédito pode ser abalado caso as parcelas não sejam pagas.

É interessante conhecer a proposta de várias instituições bancárias, pois algumas delas permitem escolher o limite de crédito do dependente. A maioria das operadoras, porém, concede ao usuário do cartão extra o mesmo limite do titular.

cartao-extra

Faturas chegam sempre no nome do titular e não do dependente. Foto: iStock, by Getty Images

Há também opções de cartões pré-pagos. Semelhante ao sistema de telefonia celular, o cliente deposita um certo valor e pode ir gastado enquanto houver limite. Esta é uma opção de menor risco, principalmente quando o usuário não tem uma fonte de renda fixa.

Emissão de cartões deve crescer

Conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a emissão e as transações com esta modalidade estão crescendo muito, principalmente em função dos cartões independentes, vinculados a estabelecimentos comerciais.

A estimativa da entidade é que, até 2022, os cartões de lojas, conhecidos como ‘private label’, juntamente com os cartões co-branded (com bandeiras como Visa ou Mastercard), atinjam a marca de R$ 293 bilhões. Atualmente, o segmento independente representa uma fatia de 12% do faturamento total dos cartões.

Cuidados ao fazer um cartão extra

Para reduzir riscos ao solicitar um cartão adicional, é importante tomar algumas precauções para evitar dores de cabeça no futuro. Confira aqui algumas medidas preventivas.

Conhecer os custos embutidos

Normalmente os encargos mais conhecidos do cartão extra são fáceis de visualizar na fatura, como taxa de abertura de crédito e seguros embutidos. Mas é importante ler todas as cláusulas do contrato para identificar outras possíveis cobranças.

Identificar a taxa mensal

Não conhecer os juros cobrados na dívida é uma porta aberta para abusos por parte dos credores. Se você ainda pretende fazer o cartão, informe-se a respeito. Se já fez, cuide para evitar dívidas ou, se elas já bateram à sua porta, lembre-se que o conhecimento é a melhor chave para a negociação.

Acúmulo de milhas

Na ansiedade para obter vantagens em programas de recompensa, muitos consumidores utilizam o cartão de crédito sem pensar. Sem dúvida, um cartão extra vai lhe colocar mais perto do seu sonho, mas pesquise preços de outras modalidades de pagamento para se certificar que vale a pena.

Entenda a fatura

Há uma série de juros e taxas que compõem a fatura de um cartão de crédito. Para que o consumidor ganhe mais “conhecimento técnico” sobre o seu uso, a Abecs disponibiliza ao público uma cartilha com todas as orientações para fazer suas compras de forma consciente.

Conta pré-paga

Você sabia que a Vivo oferece uma conta pré-paga que funciona via celular? O Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para contratar um cartão extra? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria