Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como empreender no setor público pode ser útil à sociedade

A- A+

Se por um lado a política brasileira atravessa um momento de crise, por outro temos certeza de que é hora da mudança. Assim, com a proximidade de novas eleições, entender como empreender no setor público pode ajudá-lo muito.

E não apenas se você é um pré-candidato a um cargo público. Entender como aplicar os conceitos de empreendedorismo na gestão pública também pode ser de grande valia para escolher os novos gestores do seu município.

Embora seja muito utilizado em âmbito profissional, o empreendedorismo é um conceito que se estende a todos os aspectos da vida humana, inclusive o pessoal. Empreender, antes de mais nada, significa iniciar um projeto com dedicação.

Bem ou mal, é o que ocorre na política já na etapa das campanhas eleitorais, quando os candidatos lançam suas propostas aos eleitores. Na atualidade, onde pessoas comuns conseguem sensibilizar um grande público por meio de inúmeras ações empreendedoras, nada mais correto que a adaptação do meio público a esta realidade.

como empreender no setor público

Uma boa ideia pode servir para construir uma sociedade melhor para todos. Foto: iStock, Getty Images

Como empreender no setor público

Ainda que conte com uma série de barreiras burocráticas, é possível empreender no setor público. A forma mais convencional de fazer isso é participar de concorrências públicas para comercializar produtos ou serviços para a administração municipal, estadual ou federal. No entanto, a empresa deve estar apta para concorrer à vaga. Cada cidade tem suas regras, e é preciso conhecê-las.

No entanto, há outras formas  menos tradicionais de empreender e que podem trazer grandes benefícios para a sociedade. As associações de moradores de bairro são um ótimo exemplo. Com muita frequência temos visto exemplo de ações populares que repercutem em prol de uma comunidade e acabam por ganhar a atenção e amparo dos governos.

É o caso de moradores que se reúnem para revitalizar uma praça pública e ganham a notoriedade da administração municipal, por meio da doação de recursos (como tintas, plantas, aparelhos de ginástica e outros acessórios).

Também têm se multiplicado os exemplos de cidadãos comuns que lançam iniciativas de apoio à sociedade como arrecadar alimentos e agasalhos para vítimas de enchentes. Essas ações, via de regra, unificam-se aos órgãos competentes dos municípios para um melhor aproveitamento.

Não são raros os casos de empresas que apoiam estas iniciativas. Em fim, quando há criatividade, proatividade, inovação, liderança, comprometimento e flexibilidade, há muitas formas de empreender no setor público.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Ainda tem dúvidas sobre como empreender no setor público? Comente.

 

 

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria