Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como empreender do zero e com pouco dinheiro

A- A+

Um dos grandes entraves para o estímulo ao empreendedorismo no Brasil é a dificuldade dos futuros empresários para acessar o crédito direcionado para novos negócios. Se você está enfrentando esse tipo de problema, saiba que há como empreender do zero sem ter de recorrer a juros sufocantes.

Na realidade, se for possível, é até melhor evitar os empréstimos. Caso contrário, o empreendedor estará começando já com uma dívida, como se tivesse um sócio remunerado com juros – que, pior ainda, não acrescentaria em nada no dia a dia da empresa.

Estudando como empreender do zero

Começar uma empresa a partir da própria casa é uma saída para não gastar muito. Foto: iStock, Getty Images

Como empreender do zero e sem dinheiro

Se você não tem dinheiro e não deseja tomar um empréstimo, uma das saídas é começar a empresa sem despesas, no seu próprio lar. Essa é uma possibilidade caso o negócio que você pretende abrir seja de prestação de serviços nos quais você já tem experiência.

A dica, nesse caso, é começar como freelancer. Divulgue seu serviço entre os amigos e apele para a sua rede de contatos profissionais, Linkedin e outros serviços da internet. Você vai ver que, depois de conseguir o primeiro trabalho, tudo vai ficar mais fácil e as indicações começarão a aparecer.

Sites como o Upwork são uma bela maneira de encontrar trabalho. Nele, o usuário cria um perfil e tem acesso a inúmeros projetos e oportunidades postadas por empregadores. Outro serviço do tipo é o 99freelas, que tem projetos em várias categorias, mas principalmente na área de programação, design e comunicação.

Com o passar do tempo, você vai conquistando a confiança dos clientes, construindo um bom portfólio e ampliando as atividades, até que chega o momento em que a criação da empresa será, naturalmente, o próximo passo a ser dado.

Mesmo com a empresa criada e funcionários trabalhando para você, é possível continuar operando remotamente, sem grandes despesas.

Encontrando um investidor

Se a empresa que você deseja abrir precisará de um investimento considerável, ou seja, não há como empreender do zero sem dinheiro, uma opção é manter o seu emprego regular, mas dedicar uma ou duas horas por dia ao desenvolvimento do projeto. Comece a analisar o mercado, criar o plano de negócios, identidade visual, portfólio de produtos, etc.

Quando tiver terminado todo o planejamento, se ainda não conseguiu juntar o dinheiro necessário, a saída será buscar uma fonte externa de capital, que não seja um banco. Seja qual for essa fonte, só é recomendável ir atrás dela quando o projeto estiver muito bem desenhado e planejado.

Uma das alternativas são editais de instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e seleções de incubadoras que incluem aporte de capital. Essas são possibilidades para empresas de matriz tecnológica e inovadora.

Outra opção é buscar investidores em eventos relacionados à área da futura empresa, o que exige muita confiança e poder de convencimento. Por fim, também é uma opção tentar plataformas de equity crowdfunding, o financiamento coletivo destinado a projetos de empresas e produtos.

Você vai se interessar por:

Se você aprovou as nossas dicas sobre como empreender do zero, compartilhe o artigo nas redes sociais.

como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria
como montar uma empresa de cromagem
como montar uma empresa de churros
como lucrar na crise
cursos de empreendedorismo