Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como controlar gastos com iluminação no trabalho

A- A+

A iluminação adequada no ambiente de trabalho ajuda a aumentar a produtividade e evita problemas relacionados ao esforço da visão. Mas não adianta sair por aí e espalhar lâmpadas novas e mais pontos de luz no escritório. É preciso ter certeza de que o produto escolhido garante a eficiência necessária.

Quer saber como otimizar a iluminação do seu ambiente de trabalho e ainda garantir gastos menores com a conta de energia? Confira algumas dicas que podem ajudar.

Como economizar com iluminação no trabalho

Para quem quer economizar, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) indica que é fundamental combater o desperdício. Só em 2012, foram nove bilhões de kWh poupados através de ações promovidas pelo órgão, em parceria com a Eletrobras. Saiba como também diminuir os gastos em energia elétrica:

– Aproveite ao máximo a claridade externa e evite que todas as lâmpadas precisem estar acessas

– Prefira cores claras para pintar as paredes, pois elas refletem melhor a luz e otimizam a claridade do ambiente

– Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED. No caso das fluorescentes, a economia pode chegar a 75%

– Utilize iluminação dirigida, como as luminárias de mesa, quando os trabalhos realizados forem manuais ou exigirem leitura durante longos períodos

– Apague as lâmpadas dos locais que não estiverem em uso.

iluminação

Evitar o desperdício é a melhor forma de economizar. Foto: iStock, Getty Images

Selo Procel ajuda a escolher melhor iluminação

O Selo Procel foi criado para indicar aos consumidores, por exemplo, eletrodomésticos e lâmpadas disponíveis no mercado nacional que apresentam os maiores índices de eficiência energética em sua categoria. Por isso, ao trocar ou comprar novos equipamentos para o seu escritório, comércio ou indústria, é aconselhável optar por produtos que estejam certificados e apresentem o melhor desempenho. Em geral, eles possuem um custo maior, mas a diferença é sentida na hora de pagar a conta.

Como explica o diretor de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Alfredo Lobo, esse é o caso das lâmpadas incandescentes. “Elas consomem quatro vezes mais energia e duram oito vezes menos que as fluorescentes compactas, o que as torna, no final das contas, muito mais caras para o bolso do consumidor. Como a tecnologia da incandescente tradicional já atingiu seu limite de desenvolvimento tecnológico quanto a sua eficiência e tempo de vida, ela deve deixar de existir”, afirma Lobo.

Cartões de crédito com benefícios

Quer ter mais controle e segurança para pagar suas contas, inclusive a de luz? Então é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens
Gostou das dicas sobre iluminação? Compartilhe!
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet