Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como consultar Pasep 2015

A- A+

Os trabalhadores inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) vão receber o abono salarial do exercício 2015/2016 até julho de 2016. De qualquer forma, o trabalhador deve verificar se tem direito ao benefício e consultar o PASEP.

O Pasep traz uma série de similaridades com o PIS, como alguns critérios para o recebimento do abono salarial. Têm direito ao benefício os trabalhadores cadastrados no programa há, no mínimo, 5 anos e aqueles que tiveram seus dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referente ao ano-base.

É preciso ainda que o trabalhador tenha trabalhado com carteira assinada pelo menos um mês durante o ano-base com salário menor ou igual a dois salários mínimos. O abono salarial equivale a um salário mínimo.

seudinheiro-consultar-pasep

O número do PASEP pode ser consultado por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais. Foto: iStock, by Getty Images

Ao contrário do PIS, programa semelhante voltado ao trabalhador do setor privado, que é gerenciado pela Caixa Econômica Federal, o servidor público recebe o benefício por meio do Banco do Brasil. A consulta ao Pasep deve ser feita então por meio desta instituição bancária.

Consultar Pasep: calendário de pagamentos

Antes de fazer qualquer consulta ao PASEP, o servidor público deve ficar atento ao calendário de pagamentos do benefício do abono salarial, que este ano foi alterado e estendido até 2016. Esta alteração é válida para este ano e, para o próximo, ainda vai ser decidida pelo Codefat. Diferente do PIS, em que os pagamentos são feitos a partir da data de aniversário do trabalhador, o calendário do PASEP segue outra lógica: o dígito final da inscrição no programa.

Calendário consulta PASEP 2015

Dígito 0 recebe o abono a partir de 22 de julho.

Dígito 1 recebe o abono a partir de 20 de agosto.

Dígito 2 recebe o abono a partir de 17 de setembro.

Dígito 3 recebe o abono a partir de 15 de outubro.

Dígito 4 recebe o abono a partir de 19 de novembro.

Dígito 5 recebe o abono a partir de 14 de janeiro de 2016.

Dígitos 6 e 7 recebem o abono a partir de 16 de fevereiro de 2016.

Dígitos 8 e 9 recebem o abono a partir de 17 de março de 2016.

Assim como o PIS, o PASEP fica disponível para saque dos servidores públicos até dia 30 de junho de 2016.

Quem receber em 2016, terá o valor corrigido de acordo com o novo salário mínimo, que tem valor previsto de R$ 865,50.

Fonte: Banco do Brasil

Onde Consultar PASEP

Para consultar o PASEP 2015, o servidor público deve se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil com o número de inscrição do programa em mãos juntamente com um documento de identidade.

A consulta ao PASEP também pode ser feita ainda via telefone, por meio do número da Central de Atendimento do Banco do Brasil: 4004 0001 / 0800 729 0001.

Caso não saiba, o trabalhador pode fazer a consulta ao número do PASEP por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais. Basta o usuário entrar na seção Inscrição/Filiado e informar os dados necessários para obter o número de cadastro no programa.

Como receber abono salarial

O trabalhador que possui conta corrente ou poupança no Banco do Brasil pode recebê-lo por meio de crédito em conta. Outras possibilidades são: crédito na folha de pagamento ou saque nas agências do Banco do Brasil, apresentando o número do PASEP e um documento de identificação (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Identidade Militar etc).

Gostou das dicas para consultar PASEP? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
o que são benefícios assistenciais
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho