Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como conquistar a casa própria sem se endividar

A- A+

Realizar o sonho da casa própria ainda é objetivo comum de boa parte da população. Não é à toa que, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), esse é o principal desejo de três em cada dez brasileiros.

Pagar por essa conquista, por outro lado, não costuma ser tarefa fácil e exige cautela.  Para que as parcelas do financiamento não pesem no bolso e acabem em atraso, a dica do educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeira para famílias, é organizar o orçamento doméstico e se planejar.

Economize dinheiro para a casa própria

Fazer um financiamento junto ao banco ajuda você a pagar o valor total da casa em parcelas que cabem no seu bolso, mas é preciso ter cuidado com os juros aplicados, que podem aumentar consideravelmente a dívida a ser quitada. É por isso que a dica de Braggio é antecipar ao máximo o número de prestações ou então dar uma entrada maior na hora de fechar o negócio.

Assim, você evita comprometer a sua renda mais do que deveria. Na prática, isso significa que ter um imóvel próprio exige planejamento antecipado para economizar. O primeiro passo é definir qual é o valor a ser poupado mensalmente e, se necessário, adequar o seu orçamento à nova realidade.

Para reduzir o tempo de empréstimo e deixar mais próxima a realização do seu sonho, o educador financeiro aconselha ainda a amortizar o valor total com recursos como o FGTS ou mesmo bônus salariais, a exemplo do décimo terceiro salário, por exemplo.

casa-propria

Comprar a casa própria sem se endividar é uma possibilidade que exige planejamento. Foto: iStock, Getty Images

Reserva dá tranquilidade ao comprar a casa própria

“Outro ponto importante é ter o que eu chamo de colchão financeiro. Ou seja, reservar um valor proporcional a pelo menos seis parcelas do financiamento”, alerta ainda Braggio. Parece exagero? Trata-se, na verdade, de um mecanismo de proteção contra imprevistos.

Afinal, mesmo que você seja despedido ou tenha um problema de saúde, as parcelas do financiamento precisam ser pagas em dia, sob pena de arcar com juros adicionais. Para o fundador do site Minhas Economias, Décio Kimura, também é fundamental ter paciência para pesquisar. Afinal, mesmo pequenos percentuais podem significar uma diferença e tanto quando multiplicados por prazos estendidos.

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Depois de conquistar a sua casa própria, é fundamental garantir mais segurança e também praticidade para resolver os imprevistos. Caso você não queira comprometer a sua reserva financeira, uma boa alternativa é fazer seguro do local. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

É o caso do Vivo Multiassistência, que oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas para comprar a sua casa própria? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
almofadas para sofá
como lidar com a avareza
como abrir uma empreiteira
como economizar na limpeza
abrir uma empresa de contabilidade