Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como comprar imóvel com segurança

A- A+

A aquisição da casa própria é uma tarefa que pode se tornar complexa. Afinal, saber como comprar imóvel com segurança é um desafio, porém, é fundamental para definir o lugar onde você viverá por muitos anos. Além disso, o tempo de financiamento também costuma ser extenso, o que impacta na decisão.

Como comprar imóvel com segurança

Para o diretor do Sindicato dos Corretores de Imóvel do Rio Grande do Sul (Sindimóveis-RS), Carlos Lammel, o principal fator a ser levado em conta é a localização da casa que deseja.

“Os imóveis comerciais se valorizam em localizações ditas funcionais, com entradas, saídas e ligações para os centros das cidades. Já os residenciais priorizam localizações com fácil acesso a essas ditas funcionais e que permitam vista panorâmica em regiões arborizadas ou litorâneas”, aponta.

Aprendendo como comprar imóvel com segurança

Escolha do bem envolve questões técnicas, que devem ser avaliadas pelo corretor. Foto: iStock, Getty Images

Lammel explica que a avaliação de imóveis é um procedimento técnico, regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por isso, requer inúmeras formalidades.

Uma delas é a descrição, que deve conter medidas perimétricas, medida de superfície, áreas reais totais, áreas comuns, áreas privativas, frações ideais, padrão construtivo, estado de conservação, localização e confrontações.

A descrição individualizada dos acessórios e benfeitorias também faz parte das normas. Ela engloba garagem escriturada, matriculada, vinculada, por convenção de condomínio, rotativa, compartilhada, por sorteio. A contextualização do imóvel na vizinhança, a  infraestrutura disponível e aproveitamento econômico do bem completam o conjunto de regras.

A aplicação das normas da ABNT vai garantir um preço justo ao comprador. “É importante observar também a legitimidade da propriedade, a existência de gravames no imóvel e restrições cadastrais em nome dos proprietários. Tudo isso pode ser verificado por meio de certidões atualizadas”, esclarece.

A casa certa para as suas necessidades

O auxílio de um corretor é indispensável para as questões burocráticas – algumas delas, inclusive, talvez você nem faça ideia que existam. Mas é importante que seja realista e faça uma escolha apropriada para a sua realidade.

É muito comum encantar-se com um imóvel que nem sempre é adequado. Um dos fatores que deve ser avaliado é a área da casa ou apartamento em questão. Se você tem animais de estimação, filhos (ou pretende ter), um espaço muito pequeno não atende suas necessidades, por mais que esteja “pronto para morar”.

Outro ponto fundamental para quem tem (ou vai ter) crianças é a existências de áreas comuns, como piscina e playground. Se não houver estes recursos no condomínio, a dica é verificar parques e praças nas proximidades.

Para quem não possui veículo, a localização passa a ser ainda mais importante. Nesse caso, não se deve optar por imóveis afastados do centro da cidade, ou que necessite duas conduções até o seu trabalho. O ideal é praticidade e mobilidade.

Nos dias de hoje, também é interessante verificar se o atual proprietário possui um relacionamento firme. Calma! Não se trata de fofoca. Quando se trata de casais com união estável, a partilha pode ser exigida e isso pode inviabilizar a venda.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Agora que já sabe comprar imóvel com segurança, que tal ampliar a sua proteção conta imprevistos? Para isso, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Aprendeu como comprar imóvel com segurança? Compartilhe as dicas!

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
investir em imóvel na planta vale a pena