Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como começar um negócio de bombons finos

A- A+

Se você quer saber como começar um negócio de bombons finos, este é o momento certo para pensar em engordar a renda com chocolate. Afinal, com o friozinho chegando em muitas regiões do país, o consumo do produto aumenta de forma considerável.

O Brasil é, atualmente, um dos maiores produtores de chocolate do mundo, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Você pode ajudar a aumentar essa estatística ao apostar no perfil empreendedor.

Aprendendo como começar um negócio de bombons

Fazer chocolate para vender é uma opção bastante rentável, sobretudo no inverno. Foto: iStock, Getty Images

Como começar um negócio de bombons

Gosta da ideia de aprender como começar um negócio de bombons finos? Então, comece pela teoria, conferindo as seis principais dicas. Depois, é só colocar sua estratégia em prática para lucrar.

1. Pesquisa de mercado

Saber o que há de novo – e, principalmente, o que o consumidor quer – é fundamental para o sucesso das suas vendas. Portanto, estude muito antes de definir um nicho de negócio para começar. Se buscar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, a chance de falhar é grande.

2. Aprenda a manipular o material

Para quem gosta de lidar com comida, trabalhar com chocolate é bastante fácil. Entretanto, é preciso conhecer o material, saber avaliar quando uma marca oferece qualidade ou não. Afinal, você precisa disponibilizar ao seu cliente algo que realmente agrade.

3. Escolha uma forma de começar

O chocolate sempre foi um dos doces mais requisitados. Além de poder vender para consumo na hora, você ainda pode produzir bombons finos para dar de presente (aqueles que já vêm em caixinhas) ou mesmo para festas. Mas é importante definir como irá trabalhar, pois o início de um negócio é sempre um momento delicado, então, é preciso manter o foco.

4. Trabalhe a criatividade

Bombons finos geralmente são recheados. E esse é, provavelmente, o maior segredo de sucesso. É preciso ter muita criatividade para inovar no recheio, sempre que necessário, sem se descuidar da aparência do doce.

5. Planejamento e capital

Como qualquer outro negócio, o ramo de chocolates também precisa de um capital para iniciar. Mesmo comprando a matéria-prima em atacados, é preciso buscar preço e uma certa quantidade para poder ver o lucro das vendas.

Também é importante pensar em material. Inicialmente, você pode até conseguir trabalhar apenas comprando alguns quilos de chocolate e forminhas. Mas, em seguida, você pode precisar de acessórios profissionais, como a máquina que dilui chocolate. Informe-se antecipadamente sobre os valores.

Além disso, é fundamental ter um planejamento. Você precisa ter uma ideia de sua capacidade produtiva (quantos bombons consegue fazer em um dia), quantos recheios irá fazer, onde irá vender – para os colegas de trabalho, por encomendas ou exclusivamente para festas – quais as formas de pagamento que irá aceitar e todos os outros detalhes referentes ao negócio.

6. Leve em conta a sazonalidade

Sim, o negócio que tem o chocolate como foco sempre será sazonal. As vendas são altas quando está frio, mas caem no verão. Por isso, é importante pensar em algo atrativo – ou até mesmo em outros produtos – para garantir seu lucro na estação quente.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor e pensa em começar um negócio, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu como começar um negócio de bombons? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria