Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como calcular tarifa de táxi antes da corrida

A- A+

Andar de táxi tem um custo que pode ser alto, mas isso não significa que o automóvel particular é sempre a opção ideal. Saber calcular tarifa de táxi é importante na hora de decidir qual é a melhor maneira de chegar a determinado destino. Às vezes, o dinheiro gasto compensa, já que o passageiro não precisa encarar transtornos como o trânsito complicado e estacionamento.

Se você não faz a menor ideia de quanto vai custar determinada corrida, existem algumas ferramentas na internet que podem ajudar.

Aprendendo a calcular tarifa de táxi

Diversas ferramentas permitem calcular o preço estimado de uma corrida de táxi. Foto: iStock, Getty Images

Calcular tarifa de táxi com aplicativos

Se você utiliza o Easy Taxi, um dos aplicativos mais populares para pedir táxi, estimar qual será o valor da corrida é muito fácil. Basta fazer o login e iniciar o pedido. Antes da confirmação, o aplicativo dará ao usuário a informação do preço estimado.

É muito simples: abra o aplicativo, toque em Pedir Aqui e selecione a opção Adicionar destino. A seguir, escolha o local para onde você quer ir e, ao voltar para a tela onde o pedido é realizado, na parte de baixo da tela, a Tarifa estimada aparecerá.

Já o aplicativo Taxi Help, disponível para Android e iOS, foi desenvolvido especialmente para calcular tarifa de táxi. Basta preencher os campos com o local de origem e destino que o app vai dar um preço estimado para bandeira 1 e bandeira 2. Ele também informa o tempo médio de deslocamento.

Há outros serviços de taxímetro online, que podem ser acessados a partir de qualquer navegador. São eles: Preço do Táxi, Valor do Táxi e Tarifa de Táxi. Em todos eles, o usuário escolhe a cidade, origem e destino da corrida, e verá uma estimativa do valor que será cobrado pelo taxista.

Além de úteis para saber se vale a pena pegar um táxi para chegar em determinado local, os serviços são uma prevenção contra os “espertinhos”, que se aproveitam de quando o passageiro não conhece bem uma localidade para fazer o percurso mais longo.

A dica é não apenas já ter em mente quando vai custar, aproximadamente, a corrida, mas também pedir a ele para o taxista seguir determinado caminho, que você viu previamente no mapa das ferramentas.

Você vai se interessar por:

Vale a pena deixar o carro em casa?

Sabendo como calcular tarifa de táxi, é possível ter uma boa noção do que vale mais a pena, usar o automóvel ou táxi. É necessário levar em consideração que o dilema não é apenas financeiro – o conforto e a comodidade também contam muito.

É bem diferente encarar um trânsito caótico como passageiro e como motorista, por exemplo. A carga de estresse de quem está no volante é muito maior. Além disso, como o táxi não é preciso se preocupar em abastecer e estacionar em um local seguro, e é possível tomar aquela cervejinha e voltar pra casa sem se preocupar.

O automóvel, por outro lado, é mais econômico na maioria dos casos, mesmo considerando a manutenção e lavagem. Além disso, dá mais flexibilidade quanto aos horários. Para quem faz múltiplos trajetos em um dia, como ir ao trabalho, ao mercado e à escola buscar as crianças, é a melhor opção.

 

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
vale a pena comprar celular top de linha
smartphone com maior tela
melhor lugar para trabalhar
Pesquisando direitos do consumidor nas compras pela internet
tablets ou smartphones