Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como aumentar a produtividade da sua empresa

A- A+

Pessoas e processos são a base de qualquer empresa. Mas, às vezes, mesmo com todo o planejamento do empreendedor e a dedicação da equipe, os resultados não aparecem da forma esperada. Se esse for o seu caso, saiba que há como aumentar a produtividade da empresa reavaliando vários aspectos da estratégia e dos processos operacionais do negócio.

Otimizar o funcionamento da empresa depende de muita coisa. É necessário olhar tanto para questões técnicas, como o tempo e o dinheiro investidos nos processos, quanto para os colaboradores envolvidos neles. Vale lembrar que uma pessoa workaholic, por exemplo, não é necessariamente mais produtiva, por conta do desgaste emocional do profissional.

como aumentar a produtividade

Equipe desmotivada dificilmente terá uma boa produtividade. Foto: iStock, Getty Images

Como aumentar a produtividade do negócio com 3 dicas

Se na prática você percebe que a empresa não está atingindo todo o seu potencial, mas não tem a mínima ideia do que fazer para reverter esse quadro, vale contar com algumas dicas. Abaixo, você confere três orientações para aumentar a produtividade do seu negócio.

  1. Repensar e planejar

O primeiro passo para otimizar o ritmo de produção da empresa é verificar onde estão as falhas que atrapalham o bom rendimento: o gasto excessivo com supérfluos, o mecanismo de produção, as habilidades dos funcionários? De porte dessas informações, é possível traçar um novo planejamento estratégico, considerado o que precisa ser melhorado.

  1. Criar estratégias

O mundo corporativo exige que o empreendedor esteja sempre preparado para qualquer situação e disposto a rever suas estratégias. Se a proposta é aumentar a produtividade, é válido considerar o custo-benefício de investir em tecnologias que diminuam o tempo das operações ou em serviços de relacionamento com o cliente, para obter melhores resultados.

  1. Motivar e capacitar a equipe

Nenhuma empresa é capaz de produzir sem auxílio de seus colaboradores. Por isso, é sempre válido lembrar que o problema da produtividade pode ter relação direta com a motivação da equipe.

Um levantamento feito na Queens’ School of Business (Canadá) revelou que, nas empresas em que os funcionários se dizem infelizes com o ambiente de trabalho, a produtividade é 18% menor. Isso se reflete no lucro, que é até 16% mais baixo em relação ao de companhias em que os colaboradores se sentem felizes.

Para reverter esse cenário, a dica é manter um ambiente de trabalho harmonioso e confortável para os funcionários. Demonstrar apreço por eles é uma forma de incentivo à produtividade. Com o intuito de deixá-los ainda mais seguros e confortáveis, ofereça cursos de formação, que ajudam a capacitar o pessoal e diminuir as chances de erros.

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Que tal as dicas sobre como aumentar a produtividade do seu negócio? Vai colocar em prática? Depois deixe um comentário contando sobre os resultados.

como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho