Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como acumular milhas e voar de graça

A- A+

Quer visitar um destino que exige uma viagem aérea? Saiba que viajar pode ser mais fácil do que você imagina, desde que conheça os programas disponíveis no mercado e saiba utilizá-los de forma correta. Com o acúmulo de milhas, você compra sua passagem com descontos e economiza dinheiro.

Como funcionam os programas de milhas

As milhas aéreas, ou programas de milhagem, são um tipo de plano de fidelidade oferecido pelas companhias para recompensar os clientes que utilizam seus serviços. A ideia é que, de acordo com os valores determinados para cada passagem comprada, seja possível acumular pontos para trocar por novos bilhetes ou adquirir facilidades, produtos e serviços.

Além das empresas aéreas, diversas operadoras de cartão de crédito também possuem programas de fidelidade, que funcionam de forma semelhante. Quanto mais você usa o cartão, mais pontos acumula. Para quem quiser se cadastrar, o primeiro passo é entrar no site da companhia com a qual você costuma viajar, por exemplo, e descobrir como funciona o seu sistema, de forma específica.

Verificados os detalhes, é só se inscrever no programa e concentrar as suas compras para acumular mais pontos. Antes disso, tenha certeza de como funciona o resgate e evite que as vantagens se tornem um problema na hora de viajar. Também esteja atento ao prazo de troca, pois as milhas costumam vencer depois de um período, que varia de acordo com a empresa.

Os programas de milhagens trazem vantagens, mas é preciso estar atento ao melhor modo de utilizá-los. Foto: iStock, Getty Images

Os programas de milhagens trazem vantagens, mas é preciso estar atento ao melhor modo de utilizá-los. Foto: iStock, Getty Images

Vender milhas é ilegal

Com as vantagens oferecidas pelos programas de milhagem, a revenda dos pontos é uma operação que tem se tornado comum. Mas, de acordo com a Associação de Consumidores (Proteste), trata-se de algo ilegal, que fere as regras contratuais dos programas de fidelização.

Em geral, a venda de milhas é um recurso utilizado por quem está prestes a perder os pontos, que irão vencer, ou ainda para ganhar dinheiro quando há grande acúmulo. Além da prática não ser considerada legal, o Proteste alerta para os riscos que o consumidor pode correr ao repassar os dados de documentos pessoais, conta bancária e senha de acesso ao programa de resgate das milhas.

Em muitos casos, há relato de que os pontos foram vendidos, mas o dinheiro da negociação não apareceu na conta. A fraude costuma ser mais comum quando o combinado é antes repassar a senha e somente depois depositar o valor referente.

Cartões de crédito com benefícios

Quer ainda mais vantagens na hora de utilizar o seu cartão? Com os Cartões de Crédito Vivo, uma parceria com o Itaú e o Santander, você conta com bônus e pontos para falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre milhas? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet