Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como acertar ao presentear com livros

A- A+

Aprofundar-se em uma história, ao ponto de amar os personagens como se fossem seus amigos íntimos. É isso o que move os apaixonados por literatura e, para esses, presentear com livros é sempre uma boa opção. Mas, até mesmo para quem ama ler, escolher bons livros para dar de presente é uma tarefa complicada e que exige atenção se você não quiser errar.

presentear com livros

Entre milhares de opções disponíveis, acertar na escolha dos livros pode ser desafio para quem vai comprar presente. Foto: iStock, Getty Images

Por que presentear com livros?

O que não faltam são motivos para presentear com livros, principalmente para quem é apaixonado por literatura. É um presente que vai durar para sempre e que é cheio de significados. Com ou sem dedicatória na página inicial, quem ganha um bom livo vai, provavelmente, lembrar-se sempre de quem foi que lhe deu aquele belo presente.

Livros são boas ideias de presentes porque são opções de entretenimento. Ajudam a distrair, relaxar, aproveitar um momento de interiorização e dão a sensação de que o tempo passou mais rápido enquanto você lia. Além de tudo, ainda são oportunidades de adquirir conhecimento sobre fatos, situações, sensações e até sobre você mesmo, enquanto lê.

Presentear com livros tem vantagens até quando a pessoa não é grande fã da literatura. Afinal, ao dar um presente como esse, você está estimulando a pessoa a conhecer um pouco mais desse universo. Ler é importante para a formação de vocabulário, para estimular a imaginação, facilitar a conexão de ideias e propiciam momentos de reflexão que são positivos em qualquer fase da vida.

Quando partir para outra ideia

Mas nem tudo é feito de vantagens quando se trata de presentear com livros. A desvantagem principal é que a literatura custa caro. Dificilmente você vai encontrar em uma livraria algum volume de boa história, número de páginas razoável e tema popular que custe menos do que R$ 40. Somando com outros gastos que você já tem, esse é um valor alto para pagar um presente.

Além disso, você ainda tem o impasse da escolha. Para quem não gosta de literatura, presentear com livros é uma espécie de insistência. E recai sobre você a responsabilidade de escolher uma história tão boa que possa mudar a ideia que o presenteado tem sobre a leitura. Se não for assim, você corre o risco de gastar R$ 40 ou mais à toa.

Por outro lado, para quem ama ler e passar o seu tempo acompanhando uma boa história, a dificuldade também está na escolha, mas de um jeito diferente. É que os livros mais populares, comuns e que fazem sucesso, geralmente já foram lidos por essas pessoas e, se não foram, é porque não fazem o estilo delas. Nessa situação, acertar na decisão é difícil e importante para não virar desperdício.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Decidiu presentear com livros alguém? Comente!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular