Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra as vantagens de fazer exercícios ao ar livre

A- A+

A prática de atividades físicas ajuda a prevenir doenças e manter o funcionamento do organismo em dia, mas nem sempre faz parte da rotina. A falta de tempo e de identificação com espaços como as academias são alguns dos principais motivos. Mas você já pensou em praticar exercícios ao ar livre? Essa é uma opção que pode ser ajustada de acordo com o seu tempo e com mais liberdade.

Mais eficácia com exercícios ao ar livre

Praticar exercícios ao ar livre pode ser uma alternativa ainda mais eficiente do que em ambientes fechados. O dado é de uma pesquisa realizada em 2012 na Universidade de Glasgow e aponta ainda que atividades como correr, caminhar em locais que permitam contato com a natureza e andar de bicicleta diminui os níveis de estresse, tensão e depressão.

As corridas e caminhadas são opção simples para a prática de exercícios ao ar livre. Foto: iStock, Getty Images

As corridas e caminhadas são opção simples para a prática de exercícios ao ar livre. Foto: iStock, Getty Images

Nos ambientes externos, também fica mais fácil relaxar a mente, manter o foco na atividade e alcançar a sensação de bem-estar, especialmente nos dias mais amenos. Além disso, é uma opção gratuita.

Na hora de escolher a modalidade a ser praticada, o importante é avaliar as suas condições física e também a estrutura que o ambiente oferece. É cada vez mais comum, por exemplo, que as cidades disponibilizem exercícios ao ar livre em academias abertas ao público.

Preparo para fazer exercícios ao ar livre

O alongamento é fundamental para que você não tenha problemas com lesões e dores. Foto: iStock, Getty Images

O alongamento é fundamental para que você não tenha problemas com lesões e dores. Foto: iStock, Getty Images

As pistas de caminhada também são alternativa, principalmente quando o tempo disponível é curto. O principal cuidado é adequar o ritmo ao seu preparo físico. Afinal, de nada adianta começar caminhando durante mais de uma hora e passar o dia seguinte dolorido. O aumento na intensidade dos exercícios deve ser progressivo.

Outro cuidado é com as roupas a serem utilizadas. Segundo a assessoria do Conselho Federal de Educação Física, o ideal é utilizar peças leves, que facilitem os movimentos e, principalmente, um tênis confortável, capaz de auxiliar na absorção do impacto e diminua os riscos de uma lesão.

Antes de começar, também não esqueça de reservar alguns minutos para o aquecimento, que deve incluir exercícios que alonguem a musculatura. Ao invés de parar de repente o exercício, diminua o ritmo aos poucos e depois volte a se alongar.

A orientação de um profissional da área é outro item que precisar ser considerado para evitar problemas mais tarde. É ele quem pode orientar você sobre o tempo de atividade, as melhores opções e sobre como evitar sobrecarga para o seu organismo.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para praticar exercícios ao ar livre? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria