Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra as vantagens de contratar suporte para computador

A- A+

Como qualquer outro equipamento, o computador precisa de manutenção regularmente. Sem ela, ele pode ficar mais lento, travar, ficar propenso à vírus e ter outros problemas que prejudicam seu desempenho ou mesmo comprometem arquivos e dados.

O próprio usuário pode ter algumas práticas que melhoram o desempenho do processador de seu computador: limpeza de arquivos temporários, desfragmentação do disco e atualização de programas como antivírus ou antispyware, por exemplo. Atualmente, existem, inclusive, alguns aplicativos que auxiliam o usuário nessas tarefas.

Mas nem todo usuário tem tempo ou familiaridade com questões de informática. Nesse caso, o melhor a se fazer é mesmo contratar um suporte técnico para seu computador.

Istock

A manutenção é essencial para que o computador dure e renda por mais tempo. Foto: Shutterstock

Manutenção melhora desempenho do computador

Um técnico especializado em informática presta suporte ao usuário resolvendo problemas no funcionamento de computadores de todo tipo, desktop (computadores de mesa) e notebooks. Ele pode resolver desde questões mais simples relacionadas a configurações até problemas mais graves como travamentos ou vírus.

Para quem não entende muito do assunto, contratar um suporte técnico para o computador pode ser vantajoso porque a máquina vai estar sempre em pleno funcionamento.

O técnico vai realizar tarefas como atualização de programas de segurança, o que minimiza os riscos com vírus ou perda de dados. Ele pode ainda fazer configurações simples, como contas de correio eletrônico, ou mais complexas, como conectar um computador em rede, instalar impressoras, roteadores para a habilitação de rede wireless.

Esse profissional de informática ainda pode realizar instalações e atualizações de sistemas operacionais e fazer upgrades (trocar placa e memória por itens mais novos e rápidos) para tornar o equipamento mais veloz.

Outra função do técnico é fazer cópias de segurança (backups) ou formatar o computador (apagar todos os dados) para melhorar seu desempenho ou solucionar problemas críticos ou erros irrecuperáveis.

Manutenção remota do computador

A depender dos problemas verificados, o suporte técnico pode ser realizado a domicílio ou ou no local de  assistência. Caso o usuário tenha pressa e precisar de uma solução mais imediata, uma opção é a contratação de um suporte remoto.

Mas como esse serviço funciona? Com os avanços da internet e as facilidades e rapidez proporcionadas pela banda larga, um profissional de informática pode realizar consertos para problemas corriqueiros sem precisar ir até a residência do usuário ou empresa do cliente.

Em caso de problemas mais simples, o usuário também não precisa levar a máquina até a assistência técnica. Basta o computador estar ligado em rede ou o usuário ter internet banda larga para receber suporte técnico virtual.

Essa modalidade de atendimento ao consumidor proporciona, principalmente, economia de tempo ao usuário. Este não precisa mais esperar que o técnico venha até ele ou mesmo ter que deixar sua máquina por dias em uma assistência.

Outra vantagem do suporte remoto é que o cliente só paga o tempo empregado para a solução do problema, mesmo que a disponibilidade do técnico seja sempre imediata. O usuário ainda economiza o valor da visita técnica, cobrada independente do problema ser solucionado ou não.

Suporte 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou que gostem da segurança de um suporte técnico sempre disponível, podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações e configurações 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou das dicas para contratar suporte para computador? Compartilhe!

memória ou processador
7 Spin
segurança cibernética
comprar um notebook barato
antivírus pago
DDR3 ou DDR4