Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descontos nas contas são alívio para o bolso

A- A+

A possibilidade de parcelar uma dívida em diversas prestações é alternativa que costuma agradar. Afinal, com um período maior para fazer o pagamento, o valor a ser pago mensalmente diminui. Mas você sabe quando vale a pena deixar de lado o parcelamento e optar pelos descontos oferecidos à vista? A resposta depende das condições oferecidas.

Descontos no IPTU e IPVA

Atualmente, o pagamento do IPTU de maneira antecipada, em cota única, costuma render um desconto que fica próximo aos 7%. Embora o número varie de uma prefeitura para outra, Nelson Frederico de Souza, professor de finanças do Ibmec-RJ, entende que quitar a conta à vista costuma ser a melhor alternativa.

“Para um pagamento em dez prestações, você tem uma economia de 1,65% ao mês, o que é maior do que qualquer aplicação de renda fixa disponível”, explica o professor. O mesmo vale para o IPVA, em que a vantagem pode ser ainda maior, consideradas as tarifas bancárias.  Além disso, nos meses seguintes a sua renda vai contar com um gasto a menos para ser quitado.

A dica é sempre avaliar a porcentagem dos descontos oferecidos e compará-las ao rendimento que o seu dinheiro teria caso ficasse aplicado em alguma modalidade de investimento. Ao mesmo tempo, também é preciso preparar o orçamento.

Meses antes do prazo limite para pagar o valor reduzido, comece a juntar o dinheiro necessário. Ao deixar para a última hora, é bem provável que o recurso tenha que ser deslocado de outra área, o que pode gerar desequilíbrio nas contas.

Para saber se vale a pena pagar as suas contas à vista, avalie a porcentagem de desconto oferecida. Foto: iStock, Getty Images

Pagar contas à vista pode ser um bom negócio dependendo do desconto. Foto: iStock, Getty Images

Descontos com outras despesas

Mas não é só com o pagamento antecipado de impostos que o consumidor pode ganhar descontos. Seja na escola dos seus filhos ou mesmo na academia, a dica é programar os gastos e, sempre que for vantajoso, aproveitar os valores especiais.

O mesmo vale para quem deseja quitar empréstimos e financiamentos com o banco. O processo ocorre a partir da liquidação antecipada, que permite adiantar parcelas ou mesmo liquidar a dívida por completo antes do prazo estipulado em contrato. Assim, também ocorre a redução proporcional de juros.

De acordo com o Banco Central, o mesmo sistema é válido para outras dívidas caracterizadas como operações de crédito ou arrendamento mercantil, que podem ter sido contratadas não apenas junto aos bancos, mas também a cooperativas de crédito e outras instituições, a não ser as administradoras de consórcio..

Compre com descontos

Quer conseguir preços melhores também ao comprar? Então conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para pagar as suas contas com preços mais baixos? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular