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por Vivo Seu Dinheiro

Desbloquear cartão é simples: entenda como fazer

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Você recebeu em casa um cartão novo do seu banco ou da operadora de crédito, mas ele não pode ser utilizado. Uma tarja adesivada avisa que você precisa entrar em contato com o banco para realizar o procedimento de desbloquear cartão. É natural que você pense que essa é mais uma tarefa burocrática, como as demais tarefas bancárias. Mas essa é mais simples do que você imagina.

Desbloquear cartão: tipos de bloqueio

Um cartão, seja de crédito ou débito, pode ser bloqueado de diversas maneiras e por diversos motivos. O mais comum deles é o bloqueio de cartões novos. Ele acontece para que não haja riscos de a correspondência ser violada e alguém utilizar o seu cartão sem que você sequer saiba. Além disso, as taxas do cartão só começam a ser cobradas após o desbloqueio.

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É preciso entrar com a sua operadora de cartão e pedir o desbloqueio da transação. Foto: iStock, by Getty Images

Outro tipo de bloqueio é por inatividade. Se você ficar mais de seis meses sem fazer nenhum tipo de movimentação na conta ou sem utilizar o crédito, precisará entrar em contato com o banco para desbloquear o cartão. O sistema bancário entende que, se você não utiliza o cartão, ou não está em posse dele – perda ou roubo – ou não precisa daquela conta ativa.

O seu cartão também pode ser bloqueado se o banco perceber alguma atividade suspeita. Por exemplo, se você nunca faz compras pela internet e o sistema registra diversas compras online no mesmo dia, ele vai bloquear o seu cartão automaticamente. Isso porque, para o sistema, atividades que não são comuns, quando feitas em demasia, podem significar fraude ou clonagem.

Compras feitas em horários inusitados, como a madrugada, também podem ser bloqueadas. Nesses casos, o cartão não é bloqueado completamente, apenas aquela compra não será realizada. É preciso entrar com a sua operadora de cartão e pedir o desbloqueio da transação, explicando que é você mesmo que está realizando a compra.

Erros repetidos de senha também levam ao travamento da conta ou do cartão. Para o sistema, quando alguém tenta acessar uma conta ou fazer compras e não sabe a senha, é porque a pessoa não é titular do cartão ou não tem autorização do titular para realizar aquela atividade. Todos esses bloqueios são da categoria de segurança e procuram evitar fraudes e danos à sua conta.

Os cartões são originalmente bloqueados para compras internacionais. Se você for sair do país, mesmo que apenas cruze a fronteira e compre em uma cidade vizinha, precisa desbloquear o cartão com o seu banco. Se você perder o seu cartão ou tiver ele roubado, pode solicitar o bloqueio para evitar prejuízos financeiros.

Como desbloquear cartão

Desbloquear cartão de crédito ou de banco é tarefa simples. O que muda é apenas o tipo de procedimento, já que os cartões bancários devem ser desbloqueados na própria agência, em sua maioria, enquanto os de crédito exigem um procedimento online ou telefônico, já que nem todos possuem vínculo com instituições bancárias.

Se o seu cartão do banco estiver bloqueado por ser novo, basta que você insira ele no caixa eletrônico. Ele irá reconhecer automaticamente que você ainda não utilizou aquele cartão e guiará você por um processo de digitação de senhas, dados pessoas para conferência de que é você mesmo quem está realizando a ação e um tutorial para o uso do cartão.

Caso o bloqueio seja em função de operações incomuns, digitação incorreta de senha ou falta de movimentação, você precisa ir até a agência e entrar em contato com o seu gerente de conta. É ele que realizará todo o procedimento de escolha de nova senha ou de destravamento da conta.

Com os cartões de crédito, o procedimento é virtual. Se ele tiver algum vínculo com o banco, basta que você acesse a sua conta pela internet e escolha a opção de desbloquear cartão. Ali você terá de inserir senhas, códigos, informações pessoais e dados de segurança, que você mesmo escolheu na hora da aquisição do cartão.

Se não houver vínculo com o banco, ligue para a sua operadora de cartão e solicite o desbloqueio. Informando dados pessoais e respondendo a algumas perguntas de segurança, você libera imediatamente o cartão e pode utilizá-lo sem medo.

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