Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dentista gratuito pelo SUS cobre do tratamento de canal à prótese

A- A+

Por meio do programa Brasil Sorridente, integrado à rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o governo federal oferece serviço de dentista gratuito à população, não só para atendimentos básicos, mas também para tratamentos odontológicos mais complexos.

Atualmente, mais de 1,6 mil cidades brasileiras contam com Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e, em todo o país, cerca de mil Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estão em funcionamento, conforme dados do Ministério da Saúde. Além disso, o SUS conta com 23 mil Equipes de Saúde Bucal espalhados pelo país.

dentista-gratuito

Quantidade dentistas aumentou 60% no quadro do SUS. Foto: iStock, by Getty Images

Nos CEOs são oferecidos tratamentos endodônticos, caso do tratamento de canal. Atendimento a pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral, periodontia e exames para detectar câncer bucal são outros serviços disponíveis nessas unidades. Já os LRPDs concentram a produção de próteses dentárias.

Serviço de dentista gratuito cobre mais de 80% do território nacional

O programa Brasil Sorridente beneficia cerca de 80 milhões de brasileiros, com serviços distribuídos em 4,9 mil municípios, o que corresponde a uma cobertura de aproximadamente 90% das cidades brasileiras.

O serviço de dentista gratuito do governo federal coincide também com a ampliação do quadro de cirurgiões-dentistas no SUS. A categoria foi a que mais cresceu no sistema, dentre as carreiras de nível superior, nos últimos dez anos. De 2003 a 2012, a quantidade dentistas aumentou 60% no quadro do SUS.

Procedimentos clínicos de rotina, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação tópica de flúor podem ser feitos na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), mediante agendamento. Alguns municípios contam com centrais telefônicas para agendamentos. Em outras cidades, quem marca as consultas ao dentista é um agente comunitário de saúde.

Também é possível agendar, em algumas cidades, diretamente na UBS mais próxima. Já casos de urgência, como dor intensa, infecção e traumas, dispensam agendamento, basta ir até a UBS mais próxima.

Unidades especializadas realizam cirurgias dentárias e próteses

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são estabelecimentos de saúde preparados para oferecer à população o serviço de dentista gratuito para procedimentos de diagnóstico e reparação.

Fazem parte dos procedimentos oferecidos pelos CEOs, diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os centros são uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e pelas equipes de saúde bucal no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família do SUS. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.

Nos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs), é possível encontrar serviços de prótese dentária total, prótese parcial removível, prótese coronária ou intrarradicular e próteses fixas ou adesivas.

Para saber se sua cidade tem um serviço de dentista gratuito e quais os procedimentos que você pode fazer pelo SUS na sua região, consulte o site do Ministério da Saúde.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
como abrir uma academia de ginástica
como montar uma drograria
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
como montar uma loja de produtos orgânicos