Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Delegacia Virtual MG permite solicitar BO online em Minas Gerais

A- A+

Em tempos de smartphones e conexões móveis à internet, oferecer o acesso online a órgãos de polícia e emergência é uma medida que aproxima a sociedade de sua própria segurança. A Delegacia Virtual MG é um exemplo.

Através do site oficial do serviço, o cidadão mineiro pode solicitar e encaminhar documentos sem precisar se deslocar de onde estiver. O registro de boletim de ocorrência online é apenas uma das facilidades permitidas a partir da plataforma.

Delegacia Virtual MG facilita a vida do morador mineiro.

Em Minas Gerais, delegacia permite registro online de ocorrências menos graves. Foto: iStock, Getty Images

Como registrar BO na Delegacia Virtual MG

Ao contrário de outros estados que mantêm sites para registros policiais, a Delegacia Virtual MG é mais voltada para o procedimento de iniciação deles. Solicitações e acompanhamentos de ocorrência são os dois serviços ofertados pela Polícia Civil do Estado.

Cada um ainda possui subdivisões, conforme a categoria e a forma como o caso aconteceu, considerando que seja ou não um crime. Para registrar o BO, é preciso que você siga os passos a seguir.

Termos e condições

A política de segurança da Delegacia Virtual MG exige que você aceite os termos e condições de compromisso do registro de ocorrência, antes de iniciar o procedimento.

Omitir declaração que deveria constar em documento público e privado ou conceder informações falsas são atos que configuram crime no Código Penal. Você só pode seguir com o processo de solicitação quando se declarar ciente das penalidades.

Tipo de ocorrência

Ao aceitar os termos, você é redirecionado para a página de ocorrências. É nela que você pode escolher o tipo de atentado que sofreu ou a informação que deseja registar para as autoridades.

Acidentes de trânsito que não tenham vítimas, perda de documentos e objetos, danos a bens materiais, desaparecimento ou localização de desaparecidos ou de desconhecidos são os serviços.

Dados pessoais

Cada tipo de ocorrência que a Delegacia Virtual MG atende tem sua página própria de informações. Nos casos de acidentes ou danos, a página exige que você informe se a pessoa que declara é física ou jurídica. Nas demais, é a nacionalidade que conta. Ainda assim, os itens solicitados na sequência são comuns a todas as pessoas físicas.

Nome completo, dados de documentos, como CPF, RG e estado que expediu o documento. Data de nascimento, e-mail para contato e o telefone de quem encaminha o registro também são solicitados. No passo seguinte, o detalhamento da situação.

Descrição do ocorrido

É a vez, então, de partir para a descrição da situação, o real motivo do BO. O endereço e as referências do local onde a situação aconteceu, o horário e a data, a marca e a descrição dos objetos perdidos, furtados ou danificados – caso existam, além da explicação de quando e como a pessoa foi vista pela última vez em casos de desaparecimento.

Encaminhamento do BO

A Delegacia Virtual MG não recebe o registro completo do boletim de ocorrência através da internet. Quando a sua solicitação está concluída, você deve esperar que a equipe responsável receba as suas informações, analise e entre em contato para o encaminhamento do BO final, realizado de forma presencial.

Acompanhe a solicitação na Delegacia Virtual MG

Pelo site da Delegacia Virtual MG, você também pode fazer o acompanhamento da situação da sua solicitação. Se você souber o número dela, basta digitá-lo para ter acesso à ficha do seu pedido.

Caso você não tenha o número em mãos, o preenchimento de algumas informações básicas, como CPF e nome completo, pode ajudar a localizar o documentos solicitado.

Você vai se interessar por:

Saiba como evitar furtos de celular

Aprenda a reduzir o transtorno da perda de documentos

Saiba como bloquear o seu celular em caso de roubo

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de ter fácil acesso ao registro policial, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities