Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Delegacia Virtual do RJ permite pré-registro de ocorrências

A- A+

Em vários estados do país, é comum encontrar ambientes online nos quais é oferecido o serviço de registro de ocorrências pela internet, com comodidade e sem sair de casa. No Rio de Janeiro, é um pouco diferente. A Delegacia Virtual do RJ só permite o pré-registro para a maioria dos casos.

Para a população fluminense, o serviço oferecido prevê o acesso ao site para agendamento da data e horário nos quais deseja comparecer a uma delegacia. Nesse dia, é realizada uma entrevista com um policial para que os dados já preenchidos sejam validados e o documento emitido.

Atendimento presencial complementa delegacia virtual do RJ

Maioria das ocorrências é informada pela internet, mas exige atendimento presencial. Foto: Eny Miranda

Quem pode recorrer à Delegacia Virtual do RJ

O registro de boletim de ocorrência online está disponível a partir da Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic). O serviço pode ser acessado por quem mora no Rio de Janeiro ou mesmo turistas nacionais e internacionais, desde que hospedados em estabelecimento hoteleiro com CNPJ.

Mas só nos casos em que ocorre o extravio de documentos todo o processo pode ser feito pela internet. Na página inicial, basta acessar a opção e preencher as informações solicitadas em cinco etapas diferentes: dados do comunicante, onde aconteceu, o que aconteceu, outros envolvidos e confirmação.

Depois de enviar o formulário, os dados passam por avaliação policial e, em até cinco dias, está disponível o Registro de Extravio de Documentos, que pode ser impresso através da opção Consultas, também disponível no site da Dedic.

Como usar a Delegacia Virtual do RJ

Além do extravio de documentos, a Delegacia Virtual do RJ também permite o registro de roubo ou furto de documentos e objetos, desaparecimento ou encontro de pessoas, agressão física, violência doméstica e injúria, ameaça ou calúnia.

Mas nessas situações, só é possível informar dados iniciais e fazer o agendamento pela internet, já que o documento é emitido apenas na delegacia.

Caso você precise trocar a data e o horário marcados, é possível fazer o reagendamento no site, com pelo menos 24 horas de antecedência. Basta informar o número do pré-registro e a contra-senha enviada para o e-mail que você cadastrou.

Ao usar o sistema, também é preciso estar atento aos requisitos do site, que só possui suporte para o navegador Internet Explorer e exige a instalação do Adobe Acrobat Reader.

Além disso, a Dedic alerta para o uso dos botões de navegação (como as opções Voltar e Avançar), que podem gerar a perda de dados já preenchidos.

Você vai se interessar por:

Saiba como agir ao encontrar CPF e outros documentos perdidos

Encontrou uma carteira na rua? Saiba como encaminhar aos achados e perdidos

Saiba como registrar boletim de ocorrência para acionar seguro

Seu principal documento protegido

Se você quer mais proteção para o seu principal documento, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre a Delegacia Virtual do RJ? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças