Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Delegacia Online AC: veja como registrar boletim de ocorrência no Acre

A- A+

Em janeiro de 2013, o Acre entrou no grupo de estados que contam com serviços virtuais de polícia. A Delegacia Online AC, assim como ocorre em outras regiões do país, facilita o acesso da população ao órgão de segurança.

Assim como o telefone 197, utilizado para emergências, o site da delegacia virtual dispensa o cidadão de se deslocar até uma unidade física em casos menos urgentes.

Serviços na Delegacia Online AC

O serviço de registro de boletim de ocorrência é um disponíveis no site da Delegacia Online AC. O sistema faz o reconhecimento do endereço IP do seu computador para rastrear a origem do registro e evitar fraudes ou trotes.

Vale lembrar que o Código Penal Brasileiro, em seu artigo 340, configura como crime “provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado”.

Delegacia Online AC facilita boletim de ocorrência.

É possível consultar na web a situação de veículos ou documentos perdidos. Foto: iStock, Getty Images

Após a verificação, você precisa selecionar a categoria em que a situação a ser registrada se enquadra. Furto, extravio e desaparecimento de pessoas são as opções disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-AC).

O órgão reforça a importância de usar a Delegacia Online AC somente para casos em que não houve violência, agressão ou ameaça grave contra a vítima.

O passo seguinte do registro de BO Online exige que você faça o seu cadastro, com suas identificações pessoais, como nome completo, nacionalidade e números de documentos. Profissão, filiação, meios de contato e endereço também são solicitados. Passada essa etapa, você precisa relatar o dia, o local, a forma como ocorreu a ação e os danos causados.

Conforme nota da assessoria de comunicação da SESP, quando a Delegacia Online AC recebe as notificações, os atendentes conferem os dados, validam o registro e enviam a confirmação ao e-mail fornecido pelo solicitante em seu cadastro.

Se algum dado estiver incompleto, uma mensagem é enviada ao mesmo endereço de email, solicitando a correção ou a sua complementação.

Além do BO, a Delegacia Online AC também age em casos de denúncias anônimas ou identificadas. Violência contra crianças, idosos e mulheres, perturbação da ordem pública, venda de drogas e outras substâncias ilícitas, além de crimes praticados contra o meio ambiente podem ser alertados pelo site.

Se você quiser consultar situações de veículos ou documentos que tenham sido perdidos, roubados ou que possam ter alguma irregularidade, também pode fazer isso por esse canal. Ao informar a placa do automóvel, por exemplo, você recebe a listagem dos dados que a polícia possui a respeito dele.

Adesão à Delegacia Online AC

Conforma a assessoria de comunicação da SESP, a Delegacia Online AC recebeu, em seu primeiro ano, 792 registros, entre boletins de ocorrência e denúncias. Já em 2014, o último balanço da SESP apontava para 574 registros.

Você vai se interessar por:

Advogado gratuito: veja como conseguir um em qualquer região do País

Saiba como evitar furtos de celular

Carteira de habilitação roubada: saiba como tirar 2ª via

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Você já precisou recorrer aos serviços da Delegacia Online AC? Comente!

O controle financeiro pessoal e o futebol
oscilações da Bolsa de Valores
trabalhar de babá no exterior
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images