Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Delegacia eletrônica: guia para usar em todo o Brasil

A- A+

Oferecido em boa parte do território nacional, o serviço de delegacia eletrônica é uma parceria entre a Polícia Civil e as secretarias de segurança de cada Estado. Através das páginas virtuais, é possível realizar à distância uma série de registros que, antes, só poderiam ser feitos com o comparecimento às sedes físicas da polícia.

Delegacia eletrônica é implantada em 25 estados brasileiros.

Delegacia eletrônica permite registro de boletim de ocorrência online. Foto: iStock, Getty Images

Os serviços da delegacia eletrônica

O principal dos serviços oferecidos em uma delegacia eletrônica é o registro de boletim de ocorrência. Essa possibilidade evita que você precise de deslocar até uma unidade da Polícia Civil e também garante mais agilidade ao processo.

Os boletins de ocorrência que podem ser registrados através de uma delegacia virtual são aqueles que não necessitam de atendimento emergencial e variam conforme as disponibilidades de cada estado. Em alguns deles, somente furtos de objetos ou acidentes de trânsito podem ser registrados. Em outros, até mesmo crimes ambientais fazem parte dos possíveis registros.

Aqueles incidentes com vítimas, como os acidentes de carro e os roubos – furto de objetos associado à violência física ou ameaças – não podem ser registrados pela delegacia eletrônica. Como o BO não é visto pelos policiais das viaturas no momento em que é registrado, os serviços de emergência ainda necessitam de chamamento por telefone ou presença física na delegacia.

Porém, se você tiver os seus pertences, documentos ou veículo furtados, sem que você tenha sido coagido pelo criminoso, pode fazer o registro online. Se alguns desses mesmos itens foram perdidos ou extraviados, o BO online também é importante. O mesmo serve para os acidentes de trânsito sem vítimas, como pequenas colisões.

Se alguma pessoa conhecida ou familiar estiver desaparecida, você também pode registrar o BO pela internet, enviando uma foto da pessoa para auxiliar nas buscas. Caso você tenha informações sobre o paradeiro de alguém que foi registrado como desaparecido pela Polícia Civil, também é possível noticiar através do serviço virtual.

Em alguns locais, como São Paulo, a delegacia eletrônica também recebe registros de ameaças, quando alguém causa mal injusto a outra pessoa através de algo dito, escrito ou por gestos. Crimes de calúnia, injúria ou difamação – quando algum crime, fato ou qualidade negativa são atribuídos a uma pessoa e a ofendem – também são aceitos na página da Polícia Civil.

Você vai se interessar por:

Onde a delegacia eletrônica funciona

Mesmo que os serviços oferecidos pela delegacia eletrônica de cada estado não sejam iguais, já que cada sistema de segurança possui capacidades diferentes, as ações básicas são englobadas pelas páginas da maior parte das unidades federativas. Os boletins de ocorrência ou registros de informações podem ser registrados virtualmente nos estados listados a seguir:

 

E aí, gostou de saber mais sobre o funcionamento da delegacia eletrônica? Compartilhe e comente!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças