Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Delegacia Eletrônica de SP oferece serviços online aos paulistas

A- A+

O boletim de ocorrência é o documento que oficializa desde o registro de crimes graves até a simples perda de um documento. Mas com a grande demanda por atendimento, normalmente responsável por horas de espera, uma alternativa é recorrer a meios alternativos, como é o caso da Delegacia Eletrônica de SP, que beneficia moradores do Estado de São Paulo.

Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública, só em 2014, o estado paulista registrou 516.551 casos de furto, o equivalente a 49% das ocorrências policiais. Com a possibilidade de fazer a comunicação pela internet, a polícia ganha em eficiência e o cidadão em tempo.

Além de postos presenciais, há uma Delegacia Eletrônica de SP

Delegacia eletrônica se junta às unidades físicas nos esforços de segurança. Foto: Polícia Militar de SP

Serviços da Delegacia Eletrônica de SP

Ao todo, são sete serviços diferentes oferecidos pela Delegacia Eletrônica de SP. Confira mais sobre eles:

Roubo ou furto de veículo

Além dos dados do veículo, é preciso informar se algum outro objeto pessoal ou documento foi levado. Como a emissão dos boletins eletrônicos por roubo ou furto passa por uma entrevista telefônica com um policial, é importante fornecer todos os seus dados para contato.

Roubo, furto ou perda de objetos e documentos

É necessário dar o máximo de informações possíveis, como os números dos documentos, de folhas de talão de cheque e da sua conta no banco, por exemplo, de acordo com o que roubado ou furtado.

Ameaça

Crime definido por causar mal injusto e grave a alguém, seja por meio de algo dito, escrito ou mesmo de gestos.

Calúnia, difamação ou injúria

A calúnia consiste em atribuir falsamente a alguém a responsabilidade por um crime. A difamação, por sua vez, ocorre quando se relaciona a uma pessoa um fato que fere a sua reputação. Já a injúria acontece nas situações em que alguém se sente ofendido por uma qualidade negativa que lhe foi atribuída.

Acidente de trânsito sem vítima

O primeiro passo é fornecer dados sobre a ocorrência, como o local em que ela aconteceu e o horário. Também é necessário informar seus dados pessoais e os do carro, além de detalhes específicos da situação.

Desaparecimento de pessoa

Nesse caso, o registro permite que o RG do desaparecido seja bloqueado.

Encontro de pessoa

Caso a pessoa que sumiu seja encontrada, é obrigatório comunicar o seu reaparecimento.

Conforme as circunstâncias envolvidas, o boletim pode não ser aceito pela internet. Sempre que ocorrer dano físico ou morte, por exemplo, o registro deve ser encaminhado à delegacia mais próxima do local em que o fato ocorreu.

Como usar a Delegacia Eletrônica de SP

Após acessar o site, basta escolher entre as opções disponíveis no menu lateral da direita. Ao clicar nelas, é possível encontrar uma breve descrição para verificar se a categoria se encaixa com o ocorrido.

Cada uma delas exige o preenchimento de informações diferentes, então, o procedimento adotado em um caso pode não ser exatamente o mesmo para outro. Antes de clicar em avançar a cada nova etapa, verifique se todos os dados estão certos.

Para fazer o registro do boletim de ocorrência, é preciso também fornecer um e-mail válido. Afinal, é através dele que você vai receber o documento ou, então, ser comunicado sobre algum erro no processo. Em alguns casos, também há a confirmação de informações pelo telefone.

Você vai se interessar por:

Boletim de ocorrência online: veja como funciona

Saiba como registrar boletim de ocorrência para acionar seguro

Saiba como evitar furtos de celular

Proteção para sua casa

Para garantir sua tranquilidade, nada melhor que um seguro. Com o Seguro Proteção Residencial, oferecido pela Vivo em parceria com a Ace, está prevista uma indenização em caso de danos à sua residência em função de incêndio, raio, explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil e familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

E aí, o que você achou da Delegacia Eletrônica de SP? Comente!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro