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por Vivo Seu Dinheiro

Delegacia Digital Bahia oferece uma série de serviços online

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Seja por falta de tempo ou desinteresse, não são poucos os que deixam de ir até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Documento responsável por oficializar o acontecimento de um crime ou de um fato que possa render problemas futuramente, ele pode ser feito até mesmo pela internet, através de sites como o da Delegacia Digital Bahia.

Serviços ofertados pela Delegacia Digital Bahia

Conhecida como Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip), a delegacia digital tem como objetivo facilitar o acesso do público e, ao mesmo tempo, permitir que as equipes policiais foquem em atender presencialmente as vítimas de ocorrências com maior potencial ofensivo.

Delegacia Digital Bahia facilita acesso do público para realizar ocorrências.

Boletim de ocorrência online facilita comunicação do público com a polícia. Foto: iStock, Getty Images

Assim, são cinco as ocorrências que podem ser registradas a partir da internet: furto de veículos, furto de objeto ou documentos, perda e extravio de objetos ou documentos, o desaparecimento de pessoas ou ainda de situações em que elas tenham sido encontradas.

Mas antes de fazer a comunicação, é preciso ter alguns cuidados. Não é possível, por exemplo, registrar ocorrência de furto, perda ou extravio de produtos controlados pela polícia, como armas e seus acessórios, coletes e explosivos.

Além disso, é essencial avaliar a diferença entre roubo (que não pode ser registrado pela internet) e furto. Enquanto no primeiro caso algo é subtraído a partir de ameaça ou violência, no segundo, a ação ocorre sem esse agravante.

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Como usar a Delegacia Digital Bahia

Para registrar o B.O. na Delegacia Digital Bahia, basta acessar o sistema da Sigip, ler atentamente as instruções oferecidas na página inicial e depois selecionar a opção que se encaixa no seu tipo de ocorrência.

No caso da perda ou extravio de documentos e objetos, um dos mais utilizados, é necessário informar os seus dados pessoais e também informações relacionados aos pertences que geraram o motivo do boletim de ocorrência.

Depois que o registro for finalizado, ele passa pela análise policial, para que então seja oficializado e emitido. Caso as informações oferecidas não atendam aos critérios definidos no site, a ocorrência será cancelada e o cidadão comunicado.

Embora a validação dos dados possa ser feita por telefone, a garantia de que eles foram aceitos é sempre enviada por e-mail. O mesmo acontece com o envio do documento pronto para a impressão. Ou seja, é fundamental fornecer um endereço que você realmente utilize e verifique com frequência.

 

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